Neste domingo (22), Lagoa Santa recebeu a triste notícia da morte de uma menina de 10 anos, aluna da Escola Municipal Professora Claudomira, com suspeita de meningite.
A criança foi atendida na Santa Casa de Lagoa Santa no sábado (21) e, devido ao agravamento do quadro, foi transferida para a UTI Infantil do Hospital João Paulo II em Belo Horizonte, mas infelizmente não sobreviveu.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, rigidez no pescoço e náuseas, exigindo atendimento médico imediato.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou uma nota oficial com orientações e medidas preventivas para os contatos próximos à vítima.
“A Secretaria Municipal de Educação foi orientada conforme protocolo repassado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/MG, a realizar a limpeza habitual da escola e manter o ambiente arejado. Após adoção das medidas a escola poderia funcionar normalmente. A escola ficou fechada por dois dias, sábado e domingo, e na data de hoje, 23/09, foi realizada a limpeza, que já é habitual da escola, às 7h da manhã. O retorno das aulas está previsto para amanhã, terça-feira, 24/09. A Secretaria Municipal de Educação mantém contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde prestando total acompanhamento aos alunos e familiares. A Prefeitura de Lagoa Santa lamenta o ocorrido, presta condolências e apoio à família, e reforça aos demais envolvidos a necessidade de seguir rigorosamente o que foi estabelecido pela Secretaria de Saúde e Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde.”
“Cabe ressaltar que o caso ainda é SUSPEITO, sendo que se encontra em investigação, uma vez que todo caso suspeito é obrigatório a realização da ficha de notificação compulsória nos termos da Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017.”
Da Redação com Por Dentro de Tudo