Devido ao fato de o Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato (HM) ser referência para 35 municípios e realizar aproximadamente 5.500 atendimentos por mês, a prefeitura vai mudar as regras de acesso e circulação na unidade. As cerca de 650 mil pessoas que passam pelo hospital todos os meses vão perceber as mudanças a partir do próximo dia 16 quando serão implantadas.
Já na próxima semana os servidores do HM serão capacitados sobre as novas normas. O objetivo das mudanças, segundo o secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Simões, é melhorar o funcionamento do local.
Simões explica também que as mudanças vão começar pelo controle de entrada e saída de pacientes e acompanhantes. “Dessa forma, conseguiremos controlar com eficácia o fluxo de pessoas que precisam de atendimento no hospital e também dos seus acompanhantes. Assim, teremos um hospital mais limpo e com uma higiene mais adequada”, prevê.
A entrada de alimentos também é proibida para que o risco de intoxicação alimentar seja diminuído, como explica o diretor técnico da unidade, Dr. Caio Dutra. “O HM oferece café da manhã, almoço, café da tarde e janta para pacientes e acompanhantes. Dessa forma, evitamos a entrada de alimentos dentro da unidade e, consequentemente, diminuímos o risco de intoxicação alimentar”.
Seguindo o estatuto da criança, adolescente e idoso, a partir do próximo dia 13, apenas menores de 18 anos e maiores de 60 anos terão direito a acompanhante. Os demais usuários poderão receber visitas em horários pré-definidos. Para a visita, será autorizada a entrada de duas pessoas no horário. Não será permitido menor de idade como acompanhante.
“Pedimos que, na hora da visita, as pessoas apresentem o documento de identidade na portaria do HM e do Pronto Socorro. Optamos por separar o horário de visita dos pacientes, sendo de 15h30 às 16hs para pacientes da urgência, 16h30 às 17hs pacientes da UTI e de 15h30 às 17hs pacientes internados no HM e na observação do Pronto Socorro”, explica o diretor.
Caio Dutra explica ainda que o serviço de assistência social dará todo apoio aos pacientes e acompanhantes com dois boletins médicos diários mediante a identificação do familiar. “Serão dois boletins diários dos pacientes, o primeiro até às 13hs, dependendo do setor e da gravidade do caso, e o segundo às 18hs”, informa.
Com informações de Ascom Saúde