Você provavelmente já ouviu falar que evitar picos de insulina – um hormônio que promove o armazenamento de gordura – é crucial para a sua saúde. Isso porque ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes e também a diminuir a circunferência abdominal, que está associada a um maior risco de doenças cardíacas. O que desencadeia esse processo é o alto consumo de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue.
Felizmente, existem alguns alimentos que podem rapidamente controlar os níveis desse ingrediente doce na corrente sanguínea. Conheça alguns deles para que coloque hoje mesmo em sua dieta:
Espinafre
A verdura é rica em aminoácidos e boa fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, além de diminuir os níveis da pressão arterial. O alimento também contém boas doses de fibras, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Mas certifique-se de ingerir a quantidade correta de água ao dia, já que o alimento pode causar cálculo renal. “Cerca de 75% de todos os cálculos renais são compostos, principalmente, de oxalato de cálcio, presente em vários alimentos como espinafre, beterraba, cacau em pó, pimenta, sementes oleaginosas e cereais integrais”, afirma Marcella Garcez, médica nutróloga.
Abacate
A fruta é uma ótima fonte de gordura boa e, consequentemente, tem muitas calorias (160 em 100 gramas). No entanto, é uma grande aliada do emagrecimento! Formada basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), a gordura do abacate reduz o risco de síndrome metabólica – desordem capaz de desencadear diabetes e obesidade.
Ovo
O alimento é uma excelente fonte de proteína, gorduras saudáveis e vitaminas (B12 e D), como explica a dermatologista tricologista Kédima Nassif. Não por acaso, o ovo é um dos favoritos na lista de supermercado de quem quer emagrecer – basta consumir com moderação. Por ser facilmente digerido pelo organismo, ele regula a sacarose e segura os níveis de açúcar, além de dar saciedade.
Brócolis
Existem vários motivos para você apostar no vegetal. Ele é uma boa fonte de fibras, que são a chave para a manutenção dos níveis saudáveis de açúcar no sangue. “O brócolis possui fibras solúveis que são responsáveis por formar uma mistura de consistência viscosa ao ser digerida, proporcionando uma sensação de saciedade prolongada e que regula a velocidade da passagem do bolo alimentar durante todo o processo de digestão”, explica a nutricionista Bruna Pavão, da Grano Alimentos. Por isso, eles seguram a fome por mais tempo.
Amêndoas
Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter estável o açúcar no sangue e ativar a queima de gorduras.
Chia
Essa sementinha, originária do México, possui alto valor nutricional e virou figurinha carimbada entre os ingredientes de receitas saudáveis. Ela é fonte de proteínas, fibras, ômegas 3 e 6, antioxidantes, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e ferro. Não à toa, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose, além de melhorar o funcionamento intestinal e colaborar com o controle da glicemia.
Lentilha
Rica em proteína, ferro, potássio e fibras, a leguminosa é uma excelente aposta se você deseja deixar o sangue menos doce. Bônus: a lentilha é rica em antioxidantes que protegem a pele e evitam doenças do envelhecimento.