Com intenso trabalho por parte de toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Sete Lagoas foi contemplada com um investimento federal de mais de R$ 2 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (NOVO PAC), instituído pela Portaria GM/MS nº 1.517, de 9 de outubro de 2023.
O valor será destinado para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 1, no bairro Dona Silvia, em um terreno ao lado da Escola Municipal José Jacinto Godoy. “É mais um grande investimento que está sendo feito para viabilizar mais acesso à população, com atendimentos qualificados e UBS estruturadas para o cuidado das pessoas e para um bom trabalho dos profissionais de saúde. É uma grande conquista para a população”, comemora o prefeito Duílio de Castro.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Higino Lopes, a nova UBS deve ser construída no próximo ano. “A unidade terá salas equipadas, ampliação no número de consultórios e espaços dedicados às equipes multiprofissionais, diversos espaços para atendimento da comunidade, incluindo recepção, farmácia, consultório médico, consultório de odontologia, salas de inalação, curativos, coleta de exames e aplicação de medicamentos”, detalhou o secretário.
O objetivo dessas melhorias é fortalecer a atenção primária à saúde e proporcionar um ambiente mais adequado para os profissionais e pacientes da região do bairro Dona Silvia. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação de Moradores visitaram o local esta semana. “A nova Unidade Básica de Saúde vai proporcionar mais conforto, eficiência e cuidado para todos os pacientes. Foi uma grande luta de toda a comunidade, por meio da Associação de Moradores, a Amoreds”, frisou o presidente da entidade, Cristiano Morais. O início das obras ainda não foi marcado, pois aguarda o repasse do Governo Federal.