Em um marco histórico para a causa animal em Sete Lagoas, a Prefeitura Municipal inaugurou nessa quarta-feira (11) o Hospital Veterinário Municipal, batizado em homenagem à defensora dos animais Juliana Cristina Vieira Magalhães Vilaça.
A nova unidade, instalada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), oferece atendimento gratuito a cães e gatos, tornando Sete Lagoas a única cidade do interior mineiro com um hospital veterinário público. A iniciativa, resultado de investimentos e reformas na estrutura do CCZ, demonstra o compromisso da gestão municipal com a saúde animal.
“Hoje é um dia histórico”, afirmou o prefeito Duílio de Castro. “Nossa gestão cuida da saúde das pessoas e dos animais também.” O vice-prefeito Dr. Euro de Andrade complementou: “Já fizemos muito e agora vamos fazer muito mais.”
“Esta é uma conquista gigante. É muito triste a pessoa ter e amar um animal e não ter condições de cuidar. Para isso idealizamos este projeto”, destaca Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
A partir desta quinta-feira (12), o hospital já realiza atendimentos clínicos, com dez vagas agendadas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone 0800-889-9816.
Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibiliza um veículo para transportar tutores da Praça da Ferinha até o CCZ. Porém, todos devem ficar atentos a normas definidas para a manutenção de fluxo devidamente ordenado.
“Nesta primeira etapa vamos nos concentrar nos atendimentos clínicos…Os atendimentos serão de manhã e à tarde de segunda a sábado”, explica Patrícia.
A partir de fevereiro de 2025, o hospital oferecerá exames laboratoriais, raio-X e ultrassom, em parceria com faculdades. Além disso, estão previstas cirurgias agendadas e, em uma segunda etapa, atendimento veterinário 24 horas. A meta final é oferecer atendimento de emergência 24 horas por dia.
Os números do CCZ demonstram o sucesso das políticas públicas para a proteção animal em Sete Lagoas. Nos últimos quatro anos, foram realizadas mais de 14 mil castrações, 2 mil resgates e 2 mil doações de animais.
A inauguração do hospital contou com a presença de autoridades, representantes de entidades protetoras de animais e familiares da homenageada. A coordenadora da Associação dos Protetores dos Animais de Sete Lagoas (ASPA7), Nina Lucas, destacou a importância da iniciativa: “A atual gestão municipal teve um olhar diferenciado para a causa e está tudo maravilhoso.”