Agentes da Ouvidoria Municipal do SUS de Sete Lagoas vêm realizando visitas técnicas periódicas às unidades de saúde na cidade, para apurar problemas, denúncias e os serviços prestados para a população. A proposta desta vistoria é garantir a comunicação eficaz entre os cidadãos e os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante este período, o ouvidor do SUS Tiago Valgas e a servidora municipal Danúsia Alves, acompanhados do secretário municipal de saúde Higino Lopes, o subsecretário Mucio Júnior, o coordenador de Assuntos Institucionais Alber Alípio e a gerente da Atenção Primária Vanessa Marçal, realizaram visitas para analisar a quantas anda a prestação do serviço na cidade.
“Nosso trabalho principal envolve receber e registrar reclamações, coletar as queixas, sugestões e elogios dos usuários sobre os serviços de saúde, avaliar as demandas recebidas e encaminhá-las aos setores responsáveis para resolução. Além disso, acompanhamos a respostas e monitorar o andamento das respostas e soluções para demandas apresentadas, além de propor melhorias e sugerir melhorias nos serviços com base nas informações coletadas”, comenta o ouvidor Tiago Valgas.
A Ouvidoria do SUS tem um papel fundamental na melhoria contínua do sistema. “Ao recebermos e apurarmos essas manifestações, fornecemos respostas adequadas aos cidadãos. Além disso, funcionamos como uma ferramenta para fomentar a participação social, promover a disseminação de informações de saúde e fortalecer os direitos dos usuários, contribuindo para a democratização e ampliação do acesso à saúde pública”, completa Tiago.
Os usuários podem contactar a ouvidoria através dos telefones 136 (Disque Saúde), 0800 276 2010, 31 3762-6216 (Secretaria Municipal de Saúde); ou pelo e-mail ouvidoria.saude@setelagoas.mg.gov.br.
A Ouvidora do SUS atende presencialmente na Rua Professor Teixeira da Costa, 87 – Centro.
com informações da Prefeitura de Sete Lagoas