Há 15 dias Sete Lagoas não registra casos de dengue. A informação é do último boletim informativo sobre a situação da doença na cidade divulgado pela secretaria de Saúde. Segundo o relatório, “o monitoramento dos indicadores, até a semana 40, não evidencia a necessidade do retorno das operações de bloqueio com inseticida que foram suspensas em julho”.
Até esta semana o setor de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde havia incluído no sistema nacional de notificação a confirmação de 21.766 casos de dengue clássico. Desse total, 23 casos foram de dengue com complicação um caso foi de febre hemorrágica do dengue. O número de casos descartados foi de 374 e 25 estão em processo de conclusão e aguardando investigação e inclusão no sistema.
Apesar de notificar 22.189 casos, há duas semanas consecutivas não foi enviada para o setor de epidemiologia nenhuma notificação de caso suspeito de dengue nas unidades de saúde do município. Um dos motivos para a falta de novos casos é que o número de ovos recolhidos do mosquito transmissor da doença é maior do que no mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com o relatório, na semana 39 deste ano foram recolhidos 1.472 ovos, pouco mais de 30% dos 913 recolhidos no mesmo período em 2012. Ações como o treinamento de novos agentes vem sendo realizadas para que o trabalho preventivo continue.
Da redação