O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. O imunizante estará disponível em todas as salas de vacinação do país a partir da segunda quinzena de março, deixando de ser oferecido apenas em campanhas sazonais.

A pediatra Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou a importância da medida, uma vez que os surtos de gripe não ocorrem apenas em determinada época do ano. “A gripe tem um comportamento imprevisível. Embora haja um aumento de casos no outono e inverno, surtos podem acontecer ao longo do ano, de forma esporádica”, explicou.
Além dos grupos incluídos no calendário, outros públicos continuarão recebendo a vacina em estratégias especiais, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, população privada de liberdade, entre outros.
Mudanças na vacinação contra poliomielite e rotavírus
O Ministério da Saúde também anunciou alterações no esquema vacinal contra a poliomielite. Agora, tanto as doses iniciais quanto o reforço serão exclusivamente aplicados com a vacina inativada (VIP), que é injetável, substituindo a versão oral.
No caso do rotavírus, a primeira dose, recomendada aos dois meses de idade, poderá ser aplicada até 11 meses e 29 dias, enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser administrada até 23 meses e 29 dias.
Vacinação contra a Covid-19
A imunização contra a Covid-19 já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e idosos. Para grupos especiais a partir de 5 anos, a vacinação será realizada regularmente nos postos de saúde.
Pessoas com imunidade baixa (imunocomprometidos) deverão receber a vacina a cada seis meses. Outros grupos deverão ser vacinados anualmente, incluindo:
✔ Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
✔ Puérperas (não vacinadas durante a gestação)
✔ Trabalhadores da saúde
✔ Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades
✔ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
✔ Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
✔ Pessoas em situação de rua
Da Redação com Estadão