No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada. De acordo com a coordenadora estadual do programa de combate à dengue, Geane Andrade, o período de verão exige mais cuidados.
“Estamos entrando no período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentando podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, é muito importante que a população siga algumas recomendações”, diz a coordenadora.
Geane Andrade ainda esclarece que, em mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. “Faça a checagem toda semana e não deixe que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença”, explica.
A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por um mosquito e dura em torno de 10 dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.
Dicas de prevenção
– Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na freqüência usual;
– Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
– Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
– Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
– Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
– Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
– Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
– Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;
– Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.
Até a última semana de novembro de 2013 foram registrados na cidade 21.217 casos de dengue clássico, 23 casos de dengue com complicação, um caso de febre hemorrágica do dengue. Foram descartados 389 casos, nove estavam em processo de conclusão e aguardando investigação e inclusão no sistema nacional – SINAN, totalizando 21.639 casos notificados, segundo a Superintendência de Epidemiologia de Sete Lagoas.
Com informações de Agência Minas