Atendentes de portaria da atenção secundária participam, do dia 10 a 24 de fevereiro, de um curso de capacitação realizado na Gruta Rei do Mato, em parceria entre o Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM e prefeitura/secretaria de Saúde.
Participam da capacitação 28 servidores. Vários temas com foco na humanização no atendimento estão sendo abordados pela facilitadora da capacitação que é psicóloga, consultora empresarial e mestre em Administração, Andrea Xavier.
Segundo Júnia Andrade Costa França, Coordenadora das Redes Assistenciais, os temas que estão sendo discutidos no encontro foram sugeridos pelas chefias das unidades. “Os temas foram escolhidos de acordo com as demandas de cada unidade. Fizemos uma reunião onde cada chefia pontuou um assunto que precisa ser trabalhado e melhorado pelas atendentes de portaria”, conta.
A gerente geral da Policlínica, Aretuza Figueiredo, relata que as atendentes de portaria são o primeiro contato do usuário com a unidade. “Estes profissionais são a cara da unidade. A pessoa idealiza um atendimento baseando sempre no primeiro. É importante que todos estejam alinhados e entrosados para um atendimento mais humanizado e, consequentemente, qualificado”, explana.
A capacitação abordará ainda temas como relacionamento entre equipes; limites; postura profissional – conduta e comportamento (tom de voz, brincadeiras, intimidade); critérios únicos de atendimento para todo usuário, sem privilégio para conhecidos, simpatia e argumentação; respeito à hierarquia e normas do local de trabalho; contestação de condutas já definidas por outro profissional (principalmente na presença dos usuários).
Ascom Saúde