Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sete Lagoas, localizadas nos bairros Cidade de Deus, Orozimbo Macedo e Nossa Senhora das Graças, passam a operar em horário estendido a partir desta quinta-feira (8). Agora, essas unidades estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, oferecendo à população mais tempo para buscar atendimento de demanda espontânea, como consultas para queixas pontuais e síndromes gripais, além do acesso aos serviços farmacêuticos disponíveis.

A ampliação do horário, uma iniciativa da Prefeitura de Sete Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, responde ao Decreto Municipal nº 7.505/2025, que declarou Situação de Emergência em Saúde Pública no município. A medida foi motivada pelo aumento expressivo e repentino dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem exercido forte pressão sobre a rede municipal de saúde, especialmente nos leitos clínicos e de UTI pediátricos e adultos.
O novo horário de funcionamento das UBSs Cidade de Deus, Orozimbo Macedo e Nossa Senhora das Graças tem como objetivo descentralizar o fluxo de pacientes, aliviando a demanda sobre as unidades hospitalares e garantindo maior acesso da população aos cuidados básicos de saúde, especialmente durante o período de maior incidência de doenças respiratórias.
O secretário municipal de Saúde, Jean Barrado, reforçou a importância da vacinação contra a Influenza como medida preventiva crucial neste cenário. Ele fez um apelo à população, especialmente para que auxiliem crianças de 6 meses a menores de 2 anos, pessoas com 70 anos ou mais, gestantes e puérperas a comparecerem aos locais de vacinação. “Estamos ampliando o horário das UBSs para garantir acesso rápido e acolhedor a quem apresenta sintomas gripais e outras demandas de saúde neste momento crítico. Também reforçamos que a vacinação é uma forma segura e eficaz de proteger a si e aos mais vulneráveis. Por isso, é fundamental que as famílias ajudem crianças pequenas, idosos e gestantes a comparecerem aos locais de vacinação”, destacou.
A extensão do horário das UBSs integra um conjunto de ações emergenciais coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme previsto no decreto de emergência. O documento também autoriza a contratação temporária de profissionais e a dispensa de licitação para a aquisição de bens e serviços essenciais para o enfrentamento da crise de saúde.
Matérias relacionadas
URGENTE: Sete Lagoas decreta emergência devido aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
A Prefeitura de Sete Lagoas publicou no Diário Oficial desta terça-feira (06) um decreto que declara situação de emergência em...
Vacimóvel e Dia D: confira pontos de imunização em Sete Lagoas nesta semana
O Vacimóvel segue atendendo em Sete Lagoas com dois veículos até sexta-feira (9) e no sábado (10) acontece o Dia...
Sete Lagoas promove Dia D de Vacinação contra a influenza neste sábado (10)
Sete Lagoas se une ao Dia D Nacional de Vacinação contra a Influenza neste sábado (10), em uma ação da...