Nesta quinta-feira (05/03), técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), visitam os prefeitos de Baldim, Ivan Martins da Costa Diniz, e Nova União, Moacir Barbosa de Figueiredo, para apresentar o Projeto de Revitalização do Rio das Velhas – Meta 2010 e para convidá-los a participar da reunião dos 25 prefeitos dos municípios inseridos na Bacia do Velhas, no trecho da Meta 2010. Esta reunião ocorrerá na última semana de março, quando será assinado, com o Governo do Estado, um Termo de Compromisso dos Prefeitos com a Meta 2010.
Na visita às prefeituras, os técnicos da Semad levantarão algumas informações sobre o sistema municipal de gestão ambiental, especialmente a gestão de resíduos sólidos urbanos e tratamento de esgoto. Essas informações servirão para orientar as atividades de capacitação nos municípios que ainda não foram contemplados com esta atividade e ainda para um diagnóstico que sobre os municípios da área de abrangência da Meta 2010.
Meta 2010
“Navegar, pescar e nadar no rio das Velhas em sua passagem pela Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2010” . Este foi o desafio assumido em 2004 pelo Governo de Minas e firmado entre órgãos governamentais, usuários de água da bacia do rio das Velhas e sociedade civil organizada. Para realizá-lo, os investimentos do Governo de Minas no período de 2004 até 2011, são de R$ 1, 3 bilhão.
A Meta 2010 tem como objetivo melhorar as condições ambientais da bacia do rio das Velhas e suas sub-bacias dos rios Itabirito, até o Jequitibá, que recebe os esgotos de Sete Lagoas, além da bacia do rio Cipó e das nascentes do rio das Velhas localizadas em Ouro Preto.
O processo de revitalização do Velhas teve início em 2003, ano em que o Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), percorreu por água e por terra toda a calha do rio. A partir de observações feitas durante o trajeto de 04 quilômetros – da nascente, em Ouro Preto, à foz, no encontro com o São Francisco – foram identificados os principais focos de degradação e as ações necessárias à sua reversão. Em 2007, a Meta 2010 passou a ser um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo do Estado.