De acordo com a nota divulgada pela assessoria do Hospital Nossa Senhora das Graças nesta quinta, 10, dos quatro bebês internados na unidade e em processo de tratamento da infecção por Acinetobacter, três já estão tratados da infecção e permanecem internados para cumprir outros tratamentos não infecciosos. Apenas um bebê ainda segue em tratamento contra a infecção na UTI Neo.
A UTI Neonatal do HNSG já havia sido liberada para novas internações, mantendo quatro dos dez leitos em isolamento. A assessoria também reforçou que não houve mais nenhum caso novo de infecção por Acinetobacter na UTI Neonatal.
Desde meados de maio, quando foi identificada a presença da bactéria multirresistente na unidade, todas as medidas de controle foram tomadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, num trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal – VISA e a Gerência Regional de Saúde – GRS.
Desde então, a UTI Neo do HNSG recebe visita constante de profissionais da VISA e da GRS. Além disso, semanalmente todos os profissionais envolvidos prestam esclarecimentos ao Promotor Dr. Marcelo Augusto Vieira.
por Juliana Nunes