Garotas de 11 a 13 anos de idade precisam tomar a 2ª dose da vacina HPV, essa vacina é contra o vírus que provoca câncer do colo do útero, considerada a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O Ministério da Saúde informa que para a proteção completa é preciso da segunda dose.
Na primeira fase, aproximadamente cinco milhões das meninas tomaram a vacina, um percentual de 92,6%. Já na segunda fase, esses dados não excederam a dois milhões representando 42,2% das garotas imunizadas contra o vírus.
Para a proteção completa contra o câncer de colo do útero, a vacina foi desenvolvida em três etapas, a primeira dose é iniciada aos 11 anos de idade, a segunda após seis meses e a terceira depois de passados cinco anos da primeira dose. Só assim ela estará protegida contra o câncer que mata 14 mulheres todos os dias no país.
Quem ainda não tomou a vacina durante a campanha pode procurar os postos de saúde da cidade. “A vacina é segura, já é usada em cem países do mundo inteiro. Os eventos adversos são raros, são comuns, iguais a qualquer vacina. Nós queremos chegar a mais de 80%, o mais rápido possível”, explica Jarbas Barbosa, do Ministério da Saúde.
Com G1