O Prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina Paiva, juntamente com os Secretários de Saúde, José Orleans da Costa, e de Governo, Nadab Abelin, participaram, na manhã desta quarta-feira, 22 de abril, da cerimônia de inauguração do aparelho de mamografia do Centro Viva Vida, no bairro Progresso.
Durante o acontecimento, o Secretário Municipal de Saúde e Gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), José Orleans da Costa, relembrou a importância do mamógrafo para a cidade, uma vez que o câncer de mama é uma das doenças que mais mata no país. Ele afirmou que a Secretaria de Saúde vem trabalhando em conjunto com o CVV e ressaltou que é preciso reduzir a taxa de mortalidade materna e infantil na região.
Para o Prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina Paiva, a saúde é uma das grandes preocupações da atual administração. “É preciso divulgar à toda população o trabalho desenvolvido pelo Centro Viva Vida. Aqui são realizadas atividades de prevenção e combate a doenças, além de diversos tipos de atendimento, como médico, fisioterápico e psicológico. A partir de agora, o CVV também conta com um aparelho de mamografia de última geração em funcionamento. Este mamógrafo é extremamente importante para a cidade, uma vez que vai nos ajudar a prevenir o câncer de mama”, ressaltou o Prefeito.

Equipe do Centro Viva Vida ao lado do Prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Campolina Paiva, e do Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa. À esquerda, o aparelho de mamógrafo do CVV-SL
O equipamento de alta definição começou a operar na tarde de hoje e deve realizar o equivalente a 800 exames por mês. Para operar o equipamento, o CVV conta com uma equipe técnica especializada, composta por três técnicas em radiologia e dois médicos, a Dra. Maria Célia Faza, ginecologista com habilitação em mamografia, e o Dr. Adriano Murta Maia, especialista em radiologia.
CVV- SL
O Centro Viva Vida existe desde maio do ano passado. Criado com recursos do Governo de Minas Gerais, o local é um centro de atenção secundária que atua de forma multidisciplinar, contando com diversos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outros. Geralmente, os pacientes são encaminhados pelos Centros de Saúde da região, os chamados postos de atendimento primário, que realizam o primeiro contato e, em caso de necessidade, encaminham o paciente ao Centro. Em média, são realizados o equivalente a 3200 atendimentos por mês no CVV.
O Centro recebe mulheres, homens e crianças e desenvolve atendimentos especializados, como exames de colo uterino, mamografia, ultrasonografia, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), exames de diagnóstico de câncer de próstata, dentre outros. Atualmente, o Centro Viva Vida conta com cerca de 50 profissionais e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h.
Dante Xavier
Secretaria de Comunicação