O credenciamento e repasse dos recursos financeiros ficarão sob responsabilidade da Caixa, com supervisão e controle do Ministério. O tempo do processo de credenciamento da drogarias será reduzido em 800% e o cidadão deve ser atendido por um sistema mais ágil. “É uma parceria estratégica para a expansão do programa. Além de reduzir o tempo necessário para que uma farmácia entre no sistema, vai permitir que a transação também seja feita de maneira mais rápida e mais segura. Isso tem um impacto direto no tempo que a pessoa fica esperando no balcão”, afirmou o ministro Temporão.
A parceria entre o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica vai contribuir para reduzir dos atuais 180 dias para 20 dias o tempo necessário para efetivar o cadastro de uma farmácia ou drogaria ao programa. A população, por sua vez, terá mais acesso aos medicamentos, com a previsão de 30 mil unidades do Aqui Tem Farmácia Popular até 2013.
Rua Doutor Pedro Luiz, 559 – Centro
Rua Santa Juliana, 2876 – Bairro Emília
Pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular são oferecidos à população nove tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e contraceptivos. Em junho de 2007, também foram incluídos quatro contraceptivos para planejamento familiar. O custo do medicamento é subsidiado pelo governo em até 90%. A diferença é paga pelo usuário.
Para adquirir medicamentos pelo sistema de co-pagamento, o cidadão deve ir até uma das drogarias credenciadas com receituário médico e CPF. É exigida prescrição médica e há limite de unidades de medicamentos por usuário e prescrição.
Medicamentos disponíveis nas unidades do programa:
Atendimento ao Cidadão
0800 61 1997
Da redação com Agência Brasil