Na Semana de Responsabilidade Social do Hospital Nossa Senhora das Graças um novo projeto voltado para a população de Sete Lagoas foi iniciado: o Bem Nascer SUS, mostrando o compromisso social de prestação de serviços de saúde do HNSG.
No dia 16 de julho, realizou-se o primeiro Bem Nascer SUS, um projeto que tem como objetivo proporcionar às mulheres grávidas do SUS e suas famílias uma oportunidade de receberem informações sobre gravidez, parto e puerpério (pós-parto). Visando evitar os danos provenientes de uma gravidez não esclarecida, e sabendo que o melhor momento para se estar informado sobre a maternidade é durante a gestação o projeto passará a fazer parte do calendário oficial do HNSG, acontecendo toda segunda terça-feira de cada mês.
Esse projeto já acontece para os casais grávidos do Planseg – Plano de Assistência Médica do Hospital Nossa Senhora das Graças, sob coordenação de Alana A. Campolina Machado e Ana Daniela Cristina de Carvalho em parceria com profissionais e instituições ligadas à gravidez, assumindo o compromisso de levar informações e apoio aos casais grávidos para uma gravidez humanizada e tranqüila, contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida. Sendo o Planseg um plano de saúde diferenciado, cumpre mais uma vez o seu papel social dando apoio ao projeto Bem Nascer SUS.
De acordo com a Diretora Técnica do HNSG Drª. Maria Ribeiro Lopes, o projeto foi um sucesso e teve a colaboração de diversos outros profissionais especializados nos assuntos abordados. “Um dos nossos propósitos foi quebrar o paradigma de que a maternidade de um hospital é um local de sofrimento. Para isto exibimos um vídeo de apresentação da Maternidade Odete Valadares, referência regional, que foi apresentado pela enfermeira Ana Daniela Cristina de Carvalho. Para o esclarecimento dos direitos dos casais grávidos falou a Assistente Social do HNSG, Mariana A. Lourenço. O projeto contou também com a participação do obstetra Dr. Antônio Lobo com grande experiência na área. Ele repassou importantes informações sobre gravidez e parto. Dr. Ronaldo Junho, que é o médico pediatra responsável pela UTI Neo/Pediátrica, finalizou a primeira edição do Bem Nascer SUS com a palestra sobre cuidados com o recém-nascido. Esta programação será mantida nos próximos eventos.” afirma a doutora, que foi responsável pela abertura do evento com apresentação do projeto.
“Somos maternidade única em Sete Lagoas e referência regional, portanto temos compromisso de trabalhar o nascimento em todas as suas etapas, desde a gravidez até as orientações no pós parto para a mãe e para o bebê” enfatiza Dra. Maria.
A primeira edição do Bem Nascer SUS, contou com a participação de 38 grávidas e seus acompanhantes. Todas receberam certificado de participação no projeto e ao final foi sorteado um brinde do Planseg.
O projeto é disponibilizado para grávidas a partir do 5º mês e com no mínimo três consultas comprovadas de pré-natal. As grávidas interessadas deverão comparecer em qualquer Centro de Saúde de Sete Lagoas e retirar sua ficha de inscrição.
Assessoria de Comunicação do HNSG