Como controlar a hipertensão, diabetes, depressão, e dores na coluna e poliarticulares? A resposta vem, em parte, das atividades físicas, pelo menos foi o que provou o levantamento feio pelo departamento de Fisioterapia da Prefeitura/Secretaria de Saúde. “Virei outra pessoa”, disse Célia Maria Pereira, moradora do bairro Canadá. Ela participa das atividades de fisioterapia da Estratégia de Saúde da Família Bela Vista há mais de dois anos. “Antes eu vivia nervosa, com muitas dores musculares. Agora tudo mudou. Faço caminhada e ginástica duas vezes por semana, tenho novos amigos, muita saúde e disposição”, relatou.
Segundo o fisioterapeuta, Juliano Ricardo Costa, 63 pacientes, que realizam exercícios físicos há mais de seis meses, responderam a um questionário relacionado ao sono, disposição, alimentação, ânimo, dores na coluna entre outras. Do total pesquisado, o quadro das patologias era: 44 hipertensos, 6 diabéticos, 16 depressivos, 33 apresentam dores na coluna. (podendo os pacientes ter mais de uma destas doenças).
O comparativo do antes e depois mostrou uma grande melhora na saúde e qualidade de vida das pessoas. Conforme análise, em relação ao sono, 62% apresentavam distúrbios. Assim que iniciaram as atividades o percentual de reclamantes baixou em 20%. Os ganhos também foram comprovados na disposição, alimentação e ânimo. Sob a orientação dos profissionais da Assistência à Saúde, 90% dos pacientes passaram a realizar a medicação correta. “Podem participar das atividades físicas as pessoas que seguem corretamente a orientação de seu médico”, comentou o fisioterapeuta.
O diretor da Unidade de Fisioterapia municipal, Gilberto Azeredo Barbosa, colocou esse relatório como parâmetro para moldar os trabalhos futuros de fisioterapia na Saúde da Família. “Atendemos as 32 unidades, nas quais encontramos pessoas com necessidades variadas a exemplo de hipertensos, diabéticos e dores na coluna. E, público de crianças a idosos. Em cima desses dados, serão direcionados exercícios a cada caso em específico”, disse. Ainda segundo o diretor, a apresentação dos resultados reforça aos pacientes a importância das atividades, principalmente, na melhora dos agravos. “As pessoas ficam mais incentivadas a continuar os trabalhos”.
“Divulgo para todas as pessoas que conheço, pois estou a mais de um ano e me sinto melhor fisicamente e mentalmente”, comentou Delia Pereira, moradora do bairro Montreal. Quem tem interesse em participar dos grupos de atividades da Fisioterapia, pode procurar a Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência. Os exercícios são acompanhados por um profissional e acontecem duas vezes por semana.
Dicas
Quem não tem o hábito de realizar atividades físicas deve tomar alguns cuidados como: iniciar com o aquecimento, os primeiros 5 minutos devem ser feitos em ritmo mais lento, ingerir alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada; evitar sol forte e dê preferência para locais planos, arborizados. Se tiver problemas de saúde é fundamental consultar o médico para verificar os possíveis riscos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde