Todas as quarta-feiras deste mês de setembro, dias 2,9,16,23 e 30- a unidade da Fundação Hemominas de Sete Lagoas realiza cadastro de doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). As ações acontecem das 8 às 12hs, na sede da Fundação Hemominas (avenida Dr. Renato Azeredo, 3.170, bairro Dante Lanza). A expectativa da Fundação é de que 100 cidadãos sejam cadastrados durante este mês.
O transplante de medula Óssea é um gesto extremamente importante e pode representar a continuidade de vida para pacientes que tem doenças que afetam as células do sangue. A compatibilidade para a doação de medula óssea é de 25% para pessoas da mesma família e, de 1 para 100mil entre pessoas não aparentadas. A Fundação Hemominas participa, desde 2000, do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea do Instituto Nacional do Câncer (Inca) por meio de suas unidades no Estado. Hoje Minas Gerais possui 190 mil candidatos á doação de medula óssea inscritos no Redome.
Quem pode doar-Preciso ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome. È indispensável a apresentação do documento oficial de identidade válido com foto Mais informações no Núcleo Regional de Sete Lagoas. Tel: 3774-5074