A SMS-SL divulgou que até o momento foram notificados 126 casos em Sete Lagoas e 13 outros municípios. Na cidade, 16 foram confirmados pelas autoridades epidemiológicas como infecção pelo vírus H1N1, dois registros foram descartados, além de 1 óbito descartado. Duas mortes em outros municípios estão sob investigação. O Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, ressaltou informações e recomendações sobre as medidas de enfrentamento da Gripe Suína.
Segundo o gestor do SUS no município, a SMS-SL manterá o monitoramento constante da doença e continua a recomendação para que as pessoas não freqüentem casas de shows, cinemas, boates, danceterias, festas e locais onde existam aglomerações, mesmo que abertos. Quanto aos eventos que estão programados poderão ser cancelados a qualquer momento se o quadro epidemiológico da doença modificar ou novas orientações forem emitidas pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Ministério da Saúde.
A nota técnica diz que os eventos que puderem ser cancelados desde já, que os organizadores o façam e que não se deve programar novos eventos até outubro, a principio. “Os que acontecerem, até recomendação em contrário, deve seguir a risca as seguintes orientações e devem ser anunciadas durante o evento:evite contato com as pessoas gripadas; use álcool gel para higiene das mãos ou água e sabão líquido, enxugando-as com papel toalha; ao tossir ou espirrar proteja a boca e nariz com lenço de papel descartável; não compartilhe copos e alimentos”, ressalta a nota.
Continua a recomendação para que as gestantes do Serviço Público Municipal permaneçam em domicílio e para aquelas, ligadas ao setor privado, a recomendação é de que sejam afastadas ou remanejadas para um local de pouco contato com o público, por tempo indeterminado, até nova orientação.