A programação inclui atividades que estimulam os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar -, apresentando a ciência de forma lúdica. A exposição foi estruturada em forma de um passeio, com cerca de duas horas de duração, percorrendo as várias “estações” do conhecimento (confira abaixo). Espera-se receber, entre estudantes e funcionários, cerca de 1.500 visitantes, que vão poder conferir vídeos educativos; tocar em modelos de animais, com uma orientação especial para crianças e adolescentes com deficiência visual; informações sobre biodiversidade, conservação e biotecnologia e também um jogo de adivinhações para testar os conhecimentos aprendidos durante o trajeto.
Segundo a pesquisadora e bióloga Giselle Agostini Cotta, a proposta do evento é aliar conhecimento e conteúdo à diversão e ao prazer de aprender. “Queremos derrubar o mito de que animais peçonhentos são criaturas temíveis, mostrando que há diversas pesquisas para descobrir novos medicamentos a partir dos venenos. Esperamos que o esclarecimento de algumas dúvidas e a melhor compreensão do tema possam incentivar a formação de futuros cientista”, explica Giselle. “É uma forma de democratizarmos o conhecimento produzido aqui na Funed e levarmos as informações à comunidade”, comenta a pesquisadora e bióloga Flávia Cappuccio, uma das autoras do projeto. “A programação foi planejada de forma a permitir receber um grande público e, ao mesmo tempo, fornecer informação de qualidade”, ressalta Flávia. O horário de visitação para os servidores da Funed será de 12h às 14h.
Inscrições:
As escolas devem se inscrever até o dia 14 de outubro, pelo e-mail semana.cet@funed.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3371-9524. As visitas poderão ser agendadas entre 8h e 12h e de 14h às 17h. Só serão recebidos grupos com agendamento prévio.
Programação
Conhecendo um pouco mais dos 102 anos de trajetória da Fundação Ezequiel Dias (Funed), uma das maiores instituições públicas na área de saúde, ciência e tecnologia.
Estação “Morfologia”
Uma oportunidade para conhecer melhor a estrutura dos animais peçonhentos.
Estação “Toque aqui”
Toque e sinta algumas peças dos animais como chocalhos e pele. Trabalho especial que visa a inclusão dos estudantes com deficiência visual.
Estação “Abelhas”
Mostra a biologia de algumas espécies de abelhas e também a diversidade dos produtos originados da criação destes animais.
Estação “Diversidade e Conservação”
Conhecendo a biologia e a diversidade de serpentes, aranhas e escorpiões.
Estação “Venenos/Anti-venenos”
Saiba mais sobre os venenos animais: de que são constituídos, como e onde são secretados, qual sua função biológica, descobertas recentes sobre venenos e como eles têm sido utilizados na indústria farmacêutica.
Estação “Biotecnologia”
Informe-se sobre o ramo da ciência que pesquisa a utilização de técnicas envolvendo materiais biológicos em benefício da sociedade.
Estação “Brincar e Aprender”
Participe de um jogo de adivinhações onde você irá praticar o que aprendeu.
Fundação Ezequiel Dias