Os sinais iniciais de sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem até 14 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.
Se acha que você ou alguém pode estar com sarampo, veja os sintomas que podem surgir:
1. Febre acima de 38º C
2. Dor de garganta e tosse seca
3. Dor muscular e cansaço excessivo
4. Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo
5. Manchas vermelhas na pele que não coçam
6. Pontinhos brancos no interior da bochecha
7. Vemelhidão nos olhos
O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, bebês durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em crianças ou adultos que não tenham feito a vacina contra o sarampo.
O sarampo é provocado por um vírus e é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotinhas de saliva da pessoa infectada. A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.
Como confirmar se é sarampo
Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante tentar evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para tapar a boca.
Além disso, deve-se consultar um pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral para confirmar o diagnóstico, pois os sintomas de sarampo também são muito parecido a rubéola, catapora, roséola e até uma alergia a medicamentos.
Como é feito o tratamento
O tratamento desta virose é feita com o uso de remédios para aliviar a febre e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo. Além disso, também se podem utilizar compressas frias para aliviar a dor de cabeça e facilitar a redução da febre.
Da Redação com TS