Cadastro
Maria Cristina explica que todas as pessoas que moram próximo aos ESF’s e que foram cadastradas pelos Agentes de Saúde tem direito a esse serviço.
“Cada equipe atende uma média de três bairros, depende muito da quantidade de moradores de cada região. Caso a pessoa não seja cadastrada na equipe, é necessário que ela vá até o ponto ou até o agente de saúde e cadastre”, falou a diretora.
A diretora ressalta que o cadastro das pessoas nas equipes de ESF’s é atualizado anualmente. “Sempre que necessário, o sistema é atualizado. O agente de saúde procura a pessoa ou a pessoa pode procurar a sede para cadastrar, caso ela ainda não seja cadastrada na ESF da região. Para que uma ESF funcione, é necessário que tenha mais de 2.500 pessoas cadastradas e menos de 4.000”, acrescentou.
Objetivo
Segundo Maria Cristina, a ESF é a abertura para o atendimento a saúde pública. “Tirando urgência e emergência, a ESF é a porta de entrada para o SUS. A bandeira principal da ESF é a prevenção e não o tratamento da doença”, ressaltou Maria Cristina. Ela acrescentou que a ESF tem como objetivo aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde, incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde, valorizando os aspectos que influenciam a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar.
Os profissionais que trabalham em uma ESF são: médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e, há pouco tempo, passou a ser exigência o odontologista, mas por enquanto, apenas oito ESF’s de Sete Lagoas possuem esses profissionais.
Sedes Próprias
No próximo ano, Sete Lagoas vai ter duas sedes próprias de ESF’s com recursos do Governo do Estado, sendo uma no bairro Verde Vale e outra no bairro Cidade de Deus. Cada unidade vai atender três equipes. A diretora da Atenção Básica, Maria Cristina Barbosa, destacou que as áreas mais necessitadas e que, em breve, deverão ser contempladas são: Manoa, Jardim Europa, Montreal, Bouganville, Emília, São Geraldo, São Jorge e Santa Elisa.
De acordo com Maria Cristina, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada na contratação de médicos para as ESF’s. A diretora destaca que a equipe é multifuncional, que além dos médicos, conta com outros profissionais da saúde que também podem auxiliar a população.
Atualmente, o PSF é definido como Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. A ESF é uma estrátégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta reorganização. Essa é uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais em um nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.