A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) realiza o 1º Programa de Educação Permanente à Distância (PEPD). O curso de “Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde” foi desenvolvido visando oportunizar a especialização dos profissionais da saúde que atuam na Estratégia da Saúde da Família (ESF) e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pós-Graduação
A especialização iniciou-se em março deste ano e é composta por doze módulos, com duração de um ano. O curso é destinado a médicos, enfermeiros e dentistas com 52 profissionais da saúde inscritos. De acordo com Célia Rachid, pedagoga do Centro de Educação em Saúde, 27 equipes de ESF’s receberam televisão e antena para a habilitação desses profissionais. “As aulas são realizadas nas ESF´s toda quinta-feira, de 15h às 16h30min e é em tempo real, transmitida via satélite. As intervenções são feitas por e-mail ou telefone”, diz Célia.
Cursos
Em breve, outros cursos também serão implantados, como: “Curso de Gestão Microrregional de Saúde”, “Curso de Gestão de Transferência de Recursos do SUS” e o “Curso de Negociação do Trabalho em Saúde”, em parceria com a Escola Nacional de
Saúde Pública/ Fiocruz. Está em andamento na UNIFEMM, o “Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar”, uma parceria entre as instituições que possibilita atualmente um desconto de 60% nas mensalidades de 26 servidores efetivos da Secretaria. “Este curso objetiva melhorar o atendimento à população e o sistema administrativo e gerencial da Secretaria Municipal de Saúde”, acrescentou Célia.
Convênios
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, além de capacitar seus profissionais, mantêm convênios de estágio curricular obrigatório com várias instituições de ensino, dentre elas: Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, UNIFEMM, SENAC, UNOPAR, Faculdade Ciências da Vida, III Milenium, CEFAP e Colégio Monsenhor D’amato, para profissionais de nível técnico e superior nas unidades municipais de saúde. “O convênio ajuda a promover a melhoria da qualidade dos serviços, gerando oportunidade aos alunos de praticarem os conhecimentos teóricos que receberam”, concluiu a pedagoga Célia Rachid.