O evento oferece capacitação aos profissionais de saúde de cinco laboratórios macrorregionais do Estado, localizados em Montes Claros, Teófilo Otoni, Uberaba, Juiz de Fora e Pouso Alegre. Durante o encontro, os participantes recebem informações sobre o diagnóstico, formas de contágio, infecção e controle epidemiológico das doenças. Além da parte teórica, há também aulas práticas sobre as técnicas e procedimentos adequados para a realização das análises. “A nossa intenção é que a Funed, Laboratório Central de Saúde Pública do estado (Lacen-MG), exerça seu papel de referência em serviços e diagnósticos, e faça com que os profissionais que recebem o treinamento sejam agentes multiplicadores do conhecimento”, afirma Marluce Aparecida Assunção Oliveira, chefe do Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas (SDBF).
O objetivo é descentralizar, em médio prazo, o diagnóstico de tuberculose e meningite, hoje concentrado na Funed. “A Fundação permanece como referência e responsável pelo controle da qualidade dos exames, mas a descentralização aproxima o diagnóstico do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilita a atuação do Lacen-MG em atividades de maior complexidade, ampliando a oferta de outras metodologias. É um ganho para os serviços oferecidos à sociedade”, esclarece Cláudio José Augusto, servidor do SDBF.
Meningite
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A transmissão ocorre por via respiratória, através de secreções do nariz e boca. É considerada uma doença grave que pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2008, 2.555 casos da doença foram confirmados no país, desses 156 casos foram diagnosticados em Minas Gerais. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos, rigidez na nuca e às vezes o surgimento de manchas vermelhas na pele. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningites. No calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis a vacina contra a meningite B. Em 2009, uma campanha pioneira no estado de Minas Gerais está vacinando as crianças de até dois anos contra meningite C. A Funed é a responsável pela produção e distribuição da vacinas, em um acordo de transferência tecnológica com a empresa multinacional Novartis.
Tuberculose
A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como rins e ossos. A transmissão ocorre através do contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas. Entre os principais sintomas estão: tosse seca e contínua no início da doença, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, palidez, falta de apetite, fraqueza e prostração. Segundo o Ministério da Saúde, são notificados anualmente 85 mil novos casos no Brasil, sendo verificadas cerca de seis mil mortes por ano.