Esta é uma das épocas do ano que as pessoas aproveitam para viajar de férias. Muitas vezes, dependendo do local de destino, os turistas se esquecem que é necessário adotar alguns cuidados com a saúde. A orientação da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas é que, antes da viagem, o turista verifique a necessidade de ser imunizado para viajar com tranqüilidade e segurança.
Dependendo do roteiro, período do ano e condições de hospedagem, prevenir doenças típicas de determinadas regiões faz-se necessário para evitar transtornos quando tudo que se quer é curtir as férias. Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Tiemi Nakagaki, dependendo para onde o viajante irá se deslocar é obrigatório tomar algumas vacinas. “As informações e orientações são necessárias para que os viajantes façam, com antecedência, o planejamento da viagem. As vacinas necessárias devem ser aplicadas com antecedência para que produzam efeito protetor adequado (para algumas é preciso mais de uma dose)”, destaca a coordenadora.
Febre Amarela
Uma das vacinas mais procuradas é a contra febre amarela. A coordenadora ressalta a importância de se tomar a vacina contra essa doença, principalmente se o roteiro incluir áreas endêmicas como os estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF; área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados: BA, ES e MG).
Para ser imunizado, basta procurar um posto de saúde, 10 dias antes da viagem, tempo que a vacina leva para fazer efeito protetor. “É importante lembrar que a vacina contra febre amarela é contra-indicada para gestantes, crianças com menos de seis meses e para pessoas que têm problemas de imunidade baixa. A vacina tem validade por 10 anos”, acrescenta Juliana.
É importante lembrar que para ingressar em alguns países, é obrigatório tomar algumas vacinas. “Caso tenha algum problema de saúde que contra indique a vacinação, consulte seu médico e solicite um atestado para apresentar em um dos postos da Anvisa que se encontram nos Portos, Aeroportos e Fronteiras para emissão do Certificado Internacional de Isenção de Vacinação”, explica a coordenadora.
Outras vacinas
Ainda de acordo com a coordenadora, a pessoa que for vacinar deve levar o cartão de vacinação e sempre procurar vacinar na mesma unidade de saúde. Caso ocorra perda do mesmo, a unidade irá disponibilizar uma cópia com um prazo de até 30 dias. “Além da vacina contra febre amarela, há outras que podem ser aplicadas, como a Dupla adulto que é contra difteria e tétano, Tríplice Viral que é contra sarampo, caxumba e rubéola e contra Hepatite B (que é disponibilizada para todos adolescentes com até 19 anos de idade)”, finaliza.
Portanto, a principal orientação é que o viajante esteja em dia com seu calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Para mais informações entre em contato com o Centro de Orientações ao Viajante de Minas Gerais através dos telefones (31) 3689- 2010 ou (31) 3227-9886.
ASCOM / Sete Lagoas