Sete Lagoas segue sem novos casos positivos para o novo coronavírus há pelo menos sete dias, conforme atesta o boletim epidemiológico emitido pela Vigilância Epidemiológica Municipal neste sábado, 11. O último caso positivo data do dia 3 de abril, fruto, em grande parte, do isolamento social implantado pela Prefeitura por meio de decretos e da fiscalização preventiva e ostensiva realizada pela Guarda Municipal, agentes de Saúde e fiscais do Meio Ambiente, com apoio das polícias militar e civil.
Os casos suspeitos, no entanto, seguem crescendo. As notificações para Covid-19 em Sete Lagoas tiveram um aumento de 3,79% nas últimas 48 horas, com um total de 492 casos notificados, 411 em investigação, três positivos e, agora, 78 negativos. Sete pacientes seguem internados na cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Dois deles já testaram negativo para Covid-19. Os outros cinco ainda aguardam os resultados.
Testes para coronavírus
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, já começaram a chegar os primeiros materiais que serão usados no laboratório que está sendo montado pela Prefeitura no Unifemm. “Este laboratório é uma parceria com o Unifemm, a Embrapa e pesquisadores da UFMG. Assim que a montagem e o licenciamento do laboratório forem concluídos, Sete Lgoas vai ganhar um importante reforço de diagnósico e controle para o combate ao novo coronavírus”, afirma o secretário.
Atualmente, os testes são realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que leva em média dez dias para divulgar os resultados. “Tendo um laboratório na cidade, esperamos dar maior agilidade a isso”, finaliza Flávio Pimenta.
Da Redação com AScom PMSL