Cidade receberá entre os dias 04 e 07 de novembro o VIII Encontro Mineiro de Aleitamento Materno, IX Encontro Mineiro de Bancos de Leite Humano e IX Encontro Mineiro de Hospitais Amigos da Criança. O evento é realizado pela Sociedade Mineira de Aleitamento Materno em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Gerência Regional de Saúde de Sete Lagoas e Hospital Nossa Senhora das Graças. Com o apoio do UNIFEMM, este será um ponto de encontro de pessoas interessadas no melhor aproveitamento do leite humano como alimento ideal para o lactente.
Segundo os organizadores, nos dias 04 e 05 serão oferecidos dois cursos aos participantes previamente inscritos: Manejo do Aleitamento Materno e Processamento e Controle da Qualidade do Leite Humano. “No encontro – dias 06 e 07 – teremos a oportunidade de reforçar nossos conhecimentos a respeito do aleitamento materno e lapidar nossa prática para que a população seja cada dia mais saudável. Assim como sensibilizar e capacitar pessoas para manejo correto do aleitamento materno desde o acolhimento das mães até a administração do leite ao lactente”.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Enio Eduardo Pereira da Silva, Sete Lagoas, por esse grande evento, confirma a saúde como uma de suas prioridades. “O respeito ao SUS, se faz também com a informação a todos os níveis da sociedade. E, esse evento é uma grande oportunidade de profissionais, estudantes e comunidade saber um pouco mais a respeito dos benefícios da amamentação e orientar adequadamente as mães que amamentam, proporcionando a estas mulheres mais conforto e habilidade na prática do aleitamento materno”, disse.
O leite humano é o alimento ideal para o lactente, particularmente nos primeiros seis meses de vida, devido a seus benefícios em termos nutricionais e imunológicos, sem contar o efeito psicossocial positivo da amamentação sob o binômino mãe-filho. A oitava edição do Encontro Mineiro de Aleitamento Materno, objetiva mobilizar e conscientizar os profissionais de saúde do Estado sob o tema e sensibilizar os dirigentes, sociedade civil organizada para a implantação de um banco de leite humano e centro de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em Sete Lagoas.
Segundo os organizadores, o banco de leite humano tem papel relevante na promoção do aleitamento materno, uma vez que garante a oferta de leite humano aos recém-nascidos de alto risco – prematuros e de baixo peso. Ao mesmo tempo, estimula as mães a ordenhar seu leite enquanto os filhos não recebem alta hospitalar, assegurando, assim, que sua produção láctea não seja afetada.
Da redação com SMS