Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram suspender temporariamente a vacinação contra Covid-19 de gestantes com comorbidades. A decisão, anunciada nesta terça-feira, 11, foi motivada por um comunicado da Anvisa, no qual a agência orienta a interrupção do uso da vacina de Oxford-AstraZeneca em mulheres grávidas.
A vacinação deste público deveria começar nesta terça em São Paulo, segundo cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI). “Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa”, disse a Secretaria de Estrado da Saúde de São Paulo, em comunicado.
Antes da decisão do governo estadual, a prefeitura de São Paulo já havia anunciado a suspensão do início da vacinação de mulheres grávidas na cidade.
Já a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou a vacinação das gestantes foi suspensa nesta terça-feira, “no estado do Rio de Janeiro, até que o Programa Nacional de Imunizações divulgue novas recomendações para esse grupo.”
A Anvisa não entrou em detalhes, mas disse que “a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país” e ressaltou que o Programa Nacional de Imunização (PIN) deve seguir a bula da vacina que não recomenda o uso em grávidas sem recomendação médica.
Da Redação com Exame