Mais de 3.800 pessoas foram internadas no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) por meio do Sistema Único de Saúde entre os meses de janeiro e junho de 2010 em Sete Lagoas. O atendimento foi efetivado por meio do SUS Fácil, um programa de regulação assistencial do estado de Minas Gerais.
O Sistema Estadual de Regulação Assistencial estabelece normas, em co-gestão com os municípios, para o acesso aos serviços hospitalares e ambulatoriais de urgência, emergência e eletivos, credenciados ao SUS/MG. Segundo o proposto pelo projeto, todo processo de internação para urgências e emergências acontece online. Na prática, os hospitais que são referência em atendimento possuem um call center conectado a central do SUS Fácil, localizada em Belo Horizonte.
As informações sobre os pacientes são cadastradas e os médicos reguladores, que ficam na central 24 horas por dia. De acordo com a Coordenadora de Atendimento do HNSG, Cinara Figueiredo, o SUS Fácil é única porta de entrada para os pacientes SUS no hospital. “Após a análise, o médico procura no banco de dados qual hospital do estado possui leito disponível e está apto para receber o paciente. Depois desse processo, ele é encaminhado para internação.
Dessa forma, se um paciente é atendido, por exemplo, no Hospital Municipal de Sete Lagoas, e necessita ser transferido, a Central de Regulação em Belo Horizonte faz uma procura de leitos disponíveis em todo o estado, preferencialmente os mais próximos da cidade onde está o paciente, para depois fazer o encaminhamento”, explica Cinara. Hoje, apenas a maternidade Odete Valadares do HNSG não possui regulação do SUS Fácil e atende a todas as gestantes. Por último, o hospital explica que nas cidades onde não existe uma Central de Marcação do SUS, as solicitações podem ser feitas por outros órgãos, como Postos de Saúde.
da redação com informações da Assessoria de Comunicação do HNSG