Minas Gerais começa a distribuir, nesta segunda-feira (24), o estoque das 400 mil doses de CoronaVac, destinadas para a vacinação infantil. Em nota, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) disse que os imunizantes contra a Covid-19 estão armazenados na Central Estadual da Rede de Frio ou já se encontram nas Unidades Regionais de Saúde e vão ser distribuídos aos municípios.
A informação foi divulgada após o anúncio do governador do estado, Romeu Zema (Novo), sobre a utilização dessas vacinas que Minas Gerais já tem para imunizar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
O uso da CoronaVac na população infantil foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (20), que limitou o imunizante para a faixa etária acima de 6 anos.
A SES ainda informou que os documentos técnicos referentes às recomendações para a vacinação no estado também serão divulgados nesta segunda-feira (24), com orientações para cada imunizante, dosagem, armazenamento e o público a quem se destina.
A indicação da Anvisa prevê que a dose para crianças seja a mesma destinada para adultos e o intervalo entre as aplicações deve ser entre duas e quatro semanas.
Vacinação em MG
Minas Gerais começou a aplicar doses de vacina contra a Covid-19 em crianças há pouco mais de uma semana. A faixa etária de 5 a 11 anos está recebendo o imunizante da Pfizer.
O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que o volume de vacinas direcionado ao estado neste mês deve ir além das 370 mil previstas inicialmente pelo Governo Federal.
Até março, deve acontecer a distribuição de quase 1,8 milhão de doses, o mesmo número de crianças na faixa etária residentes no estado. “Recebendo em fevereiro o previsto, a expectativa é que a gente chegue a quase todo o grupo de 5 a 11 anos ainda em fevereiro”, detalhou o secretário de Saúde.
Imunização de crianças em BH
Até esta sexta-feira (21), Belo Horizonte convocou para a vacinação as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e a população infantil de 11 anos sem doenças.
A prefeitura da capital aguarda as novas doses e prevê ampliar a vacinação do público infantil com a CoronaVac em até 24 horas após o recebimento delas. A PBH explica que este prazo é necessário para conferência e distribuição dos imunizantes aos locais de vacinação.
Da Redação com R7