Entre 9hs e 16hs, serão distribuídos folhetos explicativos, contendo tabela de níveis de dependência e diversas instruções relevantes. Além disso, enfermeiras, dentistas, fisioterapeutas, psicólogas, nutricionistas e assistentes sociais estarão esclarecendo dúvidas da população e, ainda, realizarão aferição de pressão arterial, saúde bucal com avaliação oral e prevenção, teste de tabagismo, avaliação respiratória, entrega de preservativos e kits bucal.
Com para este ano, o Dia Nacional de Combate ao Fumo 2010, tem como slogan, Mulher, você merece algo melhor que o cigarro. Durante as comemorações será dado ênfase na relação do tabagismo passivo e a mulher. O tema tabagismo passivo e mulher recebe destaque por ser a poluição tabagística ambiental, a maior responsável pela poluição em ambientes fechados.
Além disso, a campanha tem como meta proteger a população, em especial a mulher, quanto aos riscos à saúde. A exposição à fumaça do cigarro ocorre para a mulher no lar, como gestante, atingindo o feto ao incluí-lo na categoria de fumante passivo de segunda linha e como trabalhadora, durante o horário de trabalho, expondo-a ao correspondente entre 4 a 10 cigarros por dia.
Tabagismo Passivo: Segundo estudo publicado pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer, além dos riscos para os fumantes, o tabagismo passivo é causa de doenças, inclusive câncer de pulmão e infarto, em não fumantes. Pesquisas recentes do órgão mostram que mulheres e crianças são os grupos de maior risco na exposição passiva em ambiente doméstico. O tabagismo passivo se caracteriza pela inalação da fumaça de derivados do tabaco – cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça – por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados.
Só no Brasil, a cada ano, o tabagismo mata 200 mil pessoas. Além disso, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) diz que o fumo pode causar 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. Para ter ideia, estima-se que 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) sejam provocadas pelo tabagismo.
da redação com informações de Jane Ferrão da Secretaria Municipal de Saúde