Um choro vez ou outra parece ser inevitável. Seja por ter um dia difícil, muito estresse acumulado ou até por sintomas clássicos da TPM (tensão pré-menstrual), as lágrimas podem rolar soltas sem que você se de conta do porquê. Mas existe uma razão por trás disso, viu? E nós vamos descobri-la!
Para isso, a psiquiatra Maria Francisca Mauro, recomenda escutar o nosso corpo. Afinal, não tem nenhum problema em ser meio “manteiga derretida” e chorar em filmes e histórias, não é mesmo?
Especialista pontua que um comportamento específico deve soar o alerta de que algo não vai bem: quando, além do choro, a pessoa não vê mais graça em nada, nem ri.
TRISTEZA X DEPRESSÃO
Chorar demais pode levar à dúvida se aquilo é só uma tristeza decorrente de algo que aconteceu ou se a causa é uma doença, como a depressão. Segundo a médica, o sentimento de estar triste precisa estar associado a um motivo, tais quais o término de um relacionamento ou a perda de um ente querido, por exemplo. Já quando a tristeza parece ser constante, é hora de buscar ajuda.
“Mesmo com tantos pontos em comum, a depressão e a tristeza são conceitos amplamente diferentes. A tristeza é uma das consequências da depressão, juntamente com outros sintomas, como a angústia e a apatia. Também, em especial, sono e fome podem ficar alterados, assim como a forma de pensar sobre a vida”, detalha Maria.
Será que é depressão?
Se o único sintoma for a vontade de chorar do nada, a psiquiatra diz que isso não é, necessariamente, um sinal da doença psicológica. Para avaliação e diagnóstico, ela explica que outros sintomas precisam ser considerados:
– não ter vontade de sair de casa;
– pessimismo;
– não ter prazer na vida;
– falta de concentração;
– falta de sono ou sono demasiado.
Ao notar um desses sinais juntamente ao choro sem causa aparente, é hora de buscar ajuda médica, ok?!
DICAS PARA SE SENTIR MELHOR
“Tenho certeza que algumas atitudes vão te fazer sentir muito melhor. Comece conversando com amigos e familiares. Construir uma rede de apoio é essencial para os momentos em que nos sentimos para baixo, tristes e com vontade de chorar sem motivo. Falar com pessoas próximas sobre o que lhe aflige, desabafar e colocar tudo para fora continua sendo um bom início para cuidar de emoções ruins”, ensina a especialista.
Além dessa, ela lista outras medidas úteis para espantar o choro sem causa aparente e cuidar da saúde mental. Confira:
– Tire um tempo para si, colocando o autocuidado na rotina;
– Pratique exercícios;
– Alimente-se bem;
– Busque ajuda de psiquiatras ou psicólogos, se necessário.
Se estiver passando por isso, você pode contar com o apoio gratuito do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo site ou ligando para 188.
Da Redação com Alto Astral