Foi criada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sete Lagoas uma nova comissão para seleção e gestão de medicamentos a serem utilizados na rede local de saúde via SUS.
Chamada de Comissão Especial de Farmácia e Terapêutica (CEFT), ela foi criada em portaria divulgada em outubro deste ano. Nela também dispõe sobre sua composição, competências, funcionamento e sobre os procedimentos para incorporação, exclusão e alteração de medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos (Remume).
“Também é de competência da comissão avaliar as solicitações de alteração (inclusão, exclusão e substituição) dos medicamentos da Remume, emitindo parecer técnico favorável ou não, além de elaborar diretrizes e protocolos de dispensação, promoção a conscientização do uso racional dos itens padronizados”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município, Evelin Maila Paraíso.
Evelin explica que a Remume engloba ações desde a seleção de produtos farmacêuticos até o momento de sua utilização pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e serve como base para orientar a aquisição de produtos eficazes e seguros, a prescrição e a dispensação, constituindo a melhor gerência para os recursos públicos que devem ser aplicados de modo equânime.
“A seleção de medicamentos é considerada o eixo do Ciclo da Assistência Farmacêutica. As atividades da Assistência Farmacêutica são desenvolvidas com base no elenco de medicamentos selecionados, tanto na atenção ambulatorial quanto na hospitalar”, completa.
Da redação com Prefeitura de Sete Lagoas