Uma onda de calor com ‘grande perigo’ pode atingir 118 cidades mineiras nos próximos dias, de acordo com alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, emitido na segunda-feira, 18 de setembro, e atualizado nessa quarta-feira, 20, é válido até as 18h de domingo, 24. O alerta vermelho de grande perigo indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês, por mais de cinco dias.
Embora Sete Lagoas não esteja na lista “oficial” divulgafa pelo Inmet, é nítido o aumento elevado da temperatura na cidade. Portanto, a Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – orienta a população para os cuidados nesse período extremo e seco, principalmente em relação a crianças, idosos e animais, como manter a hidratação constante, evitar sol entre 10h e 16h e limpar sempre as vias respiratórias.
A médica da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Gabriela Fonseca, alerta. “Beber água constantemente, mais fria; usar roupas claras e leves; ficar em locais mais ventilados; usar chapéu ou boné; evitar tomar sol nos horários mais quentes; evitar cobrir demais as crianças; lavar as narinas para evitar ressecamento; e ter bastante atenção aos idosos, que desidratam mais facilmente. Vale lembrar também dos animais, trocando a água com mais frequência, deixando a vasilha longe do sol, e tozar os animais com muito pelo”, enumera a médica.
Aproveitando a oportunidade, também é importante que a população evite queimadas e denuncie vizinhos que ateiam fogo em lotes vagos ou folhas secas nos quintais ou mesmo nas ruas, pelo e-mail semadetur@setelagoas.mg.gov.br.
Com Prefeitura de Sete Lagoas