A combinação de sol forte e calor intenso com uma cervejinha gelada é irresistível para muitos. No entanto, especialistas alertam que, em dias de calor, o consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, pode agravar os sintomas de desidratação.
Isso ocorre porque o álcool é um diurético, ou seja, ele aumenta a produção de urina e a perda de líquidos do corpo. Em conjunto com a transpiração provocada pelo calor, a desidratação pode levar a sintomas como tontura, fraqueza, falta de ar, escurecimento da visão, pele seca, desmaios, confusão mental e urina escura.
Os sintomas de desidratação são ainda mais graves em idosos, que podem perder a percepção de sede.
O que fazer?
Em dias de muito calor, o ideal é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e optar por líquidos hidratantes, como água e isotônicos.
A quantidade diária recomendada de água para adultos varia conforme o peso e o estilo de vida, considerando fatores como a intensidade das atividades físicas. Em geral, a média é de 2 litros.
Água de coco e sucos de frutas também são boas opções.
Para quem não abre mão de uma cerveja, a dica é reduzir a quantidade e priorizar a qualidade da bebida. No Brasil, o consumo moderado de bebidas alcoólicas é considerado de até:
- 2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho para homens;
- 1 lata de cerveja ou 1 taça de vinho para mulheres e idosos.
Além de beber moderadamente, é importante beber bastante água e, durante o consumo das bebidas alcoólicas, ficar em locais frescos e protegidos do sol, evitar locais abafados e fechados, e consumir alimentos leves ou frutas ricas em água.
Outras dicas para enfrentar o calor
Além de evitar bebidas alcoólicas, existem outras dicas para enfrentar o calorão:
- Dormir com janelas abertas, arejando o ambiente;
- Utilizar roupas e roupas de cama adequadas e leves;
- Tomar um banho mais frio antes de deitar;
- Aplicar soro fisiológico no nariz;
- Evitar praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
Ao seguir essas dicas, você pode aproveitar o calorão sem prejudicar a sua saúde.
Da redação
Fonte: G1