Sete Lagoas se prepara para lançar uma campanha para as vítimas das chuvas no sul de Minas Gerais e região Serrana do Rio de Janeiro. O anuncio foi feito hoje, dia 18 de janeiro, pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), durante a reunião mensal dos representantes da Comdec na sede da garagem da Prefeitura.
De acordo com coordenador da Comdec, Sérgio Luiz Marques, a forma como as mobilizações serão realizadas ainda serão definidas a partir das necessidades dos municípios atingidos por desabamentos e alagamentos. De acordo com o coordenador, o objetivo da ação é tentar minimizar os reflexos das perdas causadas pelas chuvas, que desde o mês de outubro atingem os dois estados.
Além da campanha, a Comdec definirá um plano de atendimento a possíveis desabrigados na cidade. O coordenador antecipa que oito escolas dos bairros em maior risco estão em estado de alerta, caso seja necessário alojar famílias. Com o início das aulas, ginásios e outros locais em vistoria estarão preparados para emergências.
Na semana passada, a prefeitura recebeu doações para as vítimas dos desastres ocorridos no Rio de Janeiro. Um caminhão levou os donativos às cidades cariocas em situação de risco.
Segundo orientações do capitão do Corpo de Bombeiros da cidade, Marco Aurélio dos Santos, as áreas tidas como de risco são aquelas cujas construções estão irregulares ou estão em áreas invadidas como nos bairros Kuait e Iraque. Vale lembrar que os moradores que estiverem em área de risco podem entrar em contato com os Bombeiros por meio do telefone 193.
A corporação está integrada à Defesa Civil Municipal e acionará o plantão da Comdec para vistorias e providências.
da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas