A partir de agora, os sete-lagoanos poderão contar com mais um espaço voltado aos serviços de saúde auditiva. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais um posto da Saúde Auditiva, localizado no Bairro Jardim Arizona, já presta serviços a população de toda cidade.
No local, os usuários poderão realizar agendar consultas e exames, além de receber o atendimento. Segundo previsto pela área, os pacientes são encaminhados para Saúde Auditiva e logo após uma avaliação seguem para uma junta médica que irá dar continuidade ao atendimento.
A partir daí, a junta da saúde auditiva, composta por dois fonoaudiólogos, um atendente de portaria, um técnico de enfermagem e um otorrinolaringologista, passa a cuidar do paciente.
Vale lembrar que quando é diagnosticado a perda auditiva, o paciente é encaminhado para Diamantina. Para os casos diagnosticados como Média e Alta Complexidade o paciente vai para Belo Horizonte.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,5% da população brasileira, isto é, cerca de 4,5 milhões de pessoas, apresentam algum grau de deficiência auditiva.
Em Sete Lagoas, mensalmente 80 usuários são encaminhados para Diamantina ou Belo Horizonte. São realizados cerca de 100 exames de audiometria e imitanciometria e 70 consultas de fonoaudiologia na unidade de saúde.
A Saúde Auditiva de Sete Lagoas é referência para 34 municípios que fazem parte da Microrregião de Sete Lagoas.
Em caso de algum sintoma diferente, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e agendar a consulta. O novo endereço da Saúde Auditiva é Rua Jovelino Lanza, 681, Jardim Arizona, localizado na antiga Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. Telefone de contato é (31) 3773-4112.
da redação com informações da SECOM/Saúde