A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia uma importante conquista para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): a ampliação da oferta de cirurgias eletivas. A medida, resultado do credenciamento junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião (Cismisel), permitirá reduzir significativamente a fila de espera por procedimentos de média complexidade.
“O aumento expressivo na procura por tratamento cirúrgico, principalmente em decorrência do hiato decorrente da pandemia do Covid-19, a escassez de novos recursos para ampliação da assistência e a ausência de alguns prestadores geram diversos impactos negativos para o paciente e município” explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.
Quando as cirurgias não são realizadas em tempo oportuno, os pacientes podem ter agravamento do quadro clínico, precisando de atendimento de urgência e emergência, o que gera custos mais altos para o município. “Com essa parceria, vamos reduzir a fila de espera e oferecer um atendimento mais completo e eficiente”, afirma Dr. Marcelo.
Recentemente representantes da Saúde de Sete Lagoas realizaram visitas técnicas aos municípios de Bom Despacho, Belo Horizonte (Hospital Luxemburgo) e Lagoa Santa, que passam a ser referências nos agendamentos.
Os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas devem entrar em contato com a Central de Regulação de Serviços de Saúde de Sete Lagoas. O agendamento será feito de acordo com a fila de espera e os critérios estabelecidos pelos protocolos assistenciais. “Ainda este ano pretendemos iniciar as cirurgias nessas cidades”, ressalta o secretário municipal adjunto de Saúde, Alber Alípio, que participou das visitas técnicas.
Da redação, com Prefeitura de Sete Lagoas – ASCOM