Entre os dias 14 de fevereiro e 25 de março Sete Lagoas realizará ações para divulgação e conscientização da população em relação à prevenção da Febre Amarela.
Durante as datas, a população sete-lagoana poderá ter a acesso a vacina nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Centros de Saúde e no Centro de Apoio ao Turista (CAT) conforme o estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar de a cidade nunca ter tido um registro de foco do mosquito, o secretário de Saúde do município, Jorge Corrêa Neto, alerta para o período de calor e a possibilidade de proliferação do mosquito transmissor da doença.
A vacina contra febre amarela é gratuita e deve ser tomada de dez em dez anos. A primeira dose da vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade, sendo necessário uma dose de reforço a cada 10 anos.
Em 1998 houve uma grande mobilização contra a Febre Amarela. Dez anos depois, o município realizou o reforço dessa vacina, mas poucas pessoas aderiram à campanha. Portando a secretaria tem como foco identificar e vacinar essas pessoas.
Para promoção da campanha em Sete Lagoas, será montada uma estrutura no CAT, que passará a contar com um posto volante para atender um maior número de pessoas.
A mobilização no CAT acontecerá do dia 14 ao dia 25 de fevereiro, de 17hs às 21hs. O posto volante no local e disponibilizará uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e duas agentes de saúde para imunizar as pessoas que procurarem o local.
A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde, mesmo as que não possuem sala de vacina, de 9hs às 15hs, de acordo com as datas abaixo:
da redação com informações da SECOM/Saúde