A Prefeitura de Sete Lagoas recebeu do Estado 3.236 doses da vacina Qdenga e se prepara para realizar o Dia D de vacinação contra dengue no próximo sábado, 25 de maio. Cinco unidades de saúde ficarão abertas, de 8h às 16h, para receber o público contemplado nesta primeira fase formado por crianças de 10 e 11 anos.
O imunizante, produzido com o vírus atenuado e que protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 e o público prioritário foi definido pelo Ministério da Saúde. A vacinação será realizada de forma escalonada, em razão do número de doses recebidas. A faixa etária contemplada poderá ser ampliada, conforme a adesão do público.
O programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde é muito forte. O calendário vacinal e ações emergenciais como nos casos da influenza e da Covid envolves várias unidades de saúde. No caso da dengue, o esquema vacinal é de duas doses, que devem ser aplicadas com um intervalo de três meses entre elas.
Para ser imunizada, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável e apresentar um documento de identidade, CPF e o cartão SUS.
DIA D – VACINAÇÃO DENGUE – 25/05 – 8h às 16h
- UBS Luxemburgo – Rua Itambacuri, 182 – Interlados II
- UBS Nossa Senhora das Graças – Rua Felipe dos Santos, 1.333 – N. Sra. das Graças
- CS Várzea – Rua Manoel Corrêa da Cunha, 267 – Várzea
- ESF CDI – Rua Expedicionário Leofredo Gaspar, 534 – Indústrias
- CS Santa Luzia – Rua Jovelino Lanza, 1.200 – Jardim Arizona
VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA
Desde o dia 8 de maio a vacina está liberada para todos os públicos. Basta comparecer a um dos postos de vacinação com os seguintes documentos:
- Identidade com foto
- Cartão de vacina
- Cartão SUS
- CPF
{module[1741]}
OUTRAS VACINAS
Em entrevista ao Setelagoas.com.br o responsável técnico de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Guilherme Menezes, diz que a partir do dia 23 de maio os postos de vacinação na cidade estarão abastecidos com diversas vacinas.
A vacina contra Varicela (catapora) ainda está em falta por uma determinação da Anvisa que suspendeu a produção em 2023 para avaliar nova composição. Apesar de ja ter sido liberada, a produção continua lenta. “Em nota, o Ministério da Saúde explicou que, em março de 2023, a Anvisa determinou a suspensão do fornecimento da vacina varicela para avaliação da nova composição do imunizante, que seguiu decisão adotada pela agência europeia de medicamentos e que, depois de um rigoroso estudo de qualidade a vacina, a vacina foi liberada, em julho. O Ministério afirmou ainda que a interrupção ocasionou atraso no abastecimento global, o que resultou no desabastecimento em alguns estados […]” – G1globo
Maria Eduarda Alves com informações da Prefeitura de Sete Lagoas – Ascom