O CORI, Centro de Oftalmologia, Radiologia e Imagem, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, vai realizar um total de 1.000 cirurgias de catarata para a população da cidade no decorrer dos próximos 12 meses. Os procedimentos poderão ser agendados a partir desta sexta-feira, 24 de maio. Mas atenção: os interessados deverão procurar, primeiramente, o posto de saúde ou o ESF de seus respectivos bairros.
A catarata é considerada a principal causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, essa condição, que afeta a visão devido à opacificação do cristalino, a lente natural do olho, pode ser revertida unicamente através da cirurgia.
A Central de Regulação do Município vem entrando em contato com os pacientes já cadastrados e fez o agendamento dos exames preparatórios de mais de 200 pacientes, porém, alerta para a dificuldade de contato. “Os telefones muitas vezes não estão corretos ou o paciente não atende. Desta forma, solicitamos o apoio das unidades de saúde para atualizarem os contatos dos pacientes que aguardam a cirurgia e pedimos a colaboração dos usuários para manterem seus contatos atualizados nas unidades básicas de sua referência”, pede a superintendente da Central de Regulação, Sueli Barbosa dos Santos Lacerda.
Da Redação