A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira, dia 23 de fevereiro uma audiência pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol), próprios para quem deseja emagrecer.
A polêmica começou nessa quarta-feira, quando a Anvisa anunciou que faria a retirada dos produtos do mercado de vendas. Segundo a agência, os produtos à base dessas quatro substâncias atuam como inibidores de apetite e devem ser retirados do mercado brasileiro devido aos altos riscos à saúde que podem acarretar.
A indicação da Anvisa está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) de 26 de outubro de 2010.
No documento, o órgão recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam seus benefícios.
A nota técnica com as informações publicadas pela Anvisa destaca, ainda, que esses medicamentos não são comercializados em diversos países desenvolvidos por serem considerados medicamentos obsoletos e de elevado risco aos usuários.
O parecer final deverá ser divulgado ainda na semana que vem. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.portal.anvisa.gov.br
da redação com informações da
da redação com informações da Anvisa