A campanha de prevenção contra a Aids, que acontece em todo o Estado de Minas Gerais, terá como público-alvo a mulher e o carnaval. Com o slogan “Bote camisinha nas suas histórias de carnaval”, a campanha pretende incentivar as mulheres a promoverem o autocuidado em suas relações sexuais, principalmente durante o período de carnaval.
Segundo Departamento Nacional de DST/Aids, o foco será o público jovem, com idade entre 15 e 24 anos, que geralmente se expõe mais durante a folia.
Como neste ano o Carnaval coincidirá com o Dia internacional da Mulher, o Estado pretende reforçar junto ao público feminino a importância da prevenção.
Durante a campanha, materiais educativos serão distribuídos. Ao todo, são 700 mil porta-preservativos, 500 mil leques e 300 mil volantes. Além disso, serão distribuídos 1,5 milhão de camisinhas masculinas.
O material será entregue à população por meio das Gerências Regionais de Saúde, municípios e parceiros, como ONGs, Polícia Militar, Escola de Saúde Pública e outras secretarias.
Durante todo o carnaval, será veiculado um spot nas principais rádios do Estado e afixados outdoors nas principais saídas de Belo Horizonte e em municípios do interior, todos com o tema da campanha.
Após o carnaval a campanha continua com foco no incentivo à realização do exame para diagnóstico. O material educativo vai exibir a mensagem “Não usou camisinha, faça o teste Aids, sífilis e hepatites. Para quê ficar na dúvida?
Vale lembrar que os testes são gratuitos, sigilosos e seguros. Nessa fase, serão distribuídos 20 mil cartazes e 30 mil adesivos de banheiro.
da redação com informações da SES