Sete Lagoas é uma das cidades mineiras que vai intensificar os cuidados contra o avanço da Aids durante os dias de carnaval. Com o slogan, “Prevenção e incentivo ao uso do preservativo em mulheres”, a campanha de prevenção DST/Aids será feita por meio do Programa Municipal DST/Aids da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com o Sindicato dos Bancários de BH e região e com o SESC/MG.
Para marcar a iniciativa será realizado na próxima quarta-feira, dia 02 de março, das 11hs às 15hs, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), um evento para orientação sobre a Aids. Durante o evento, acontecerá o desfile do Bloco do Pirulito, distribuição de preservativos com a participação de Drag Queens.
Haverá ainda a aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, teste de glicemia e vacinação contra a febre amarela e hepatite. Vale lembrar que o público alvo definido pelo Governo do Estado para 2011 são as mulheres jovens, na faixa etária entre 15 e 24 anos.
A enfermeira, coordenadora do Centro Viva Vida (CVV) e do Programa Municipal DST/AIDS, Júnia França, informou que o objetivo do evento é orientar a população quanto ao risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST), praticando sexo sem uso do preservativo. “A Prefeitura oferece gratuitamente em todas as unidades de saúde o preservativo masculino. Eles são encontrados mensalmente no CVV/SAE (Serviço de Atendimento Especializado), ESF’s (Estratégia de Saúde da Família), Centros de Saúde e Programa Roda Viva”, contou.
De acordo com dados do Programa Municipal DST/AIDS, em média são distribuídos 23 mil preservativos por mês para a população em geral e públicos específicos.
Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, os adolescentes recebem em média 12 preservativos por atendimento. Já as pessoas de públicos específicos, como por exemplo, portadores de HIV/AIDS e caminhoneiros recebem de 15 a 40 preservativos por atendimento.
Em Sete Lagoas, 777 pessoas são cadastradas com HIV positivo. O acompanhamento de todos os pacientes soropositivos é feito por três infectologistas e pela equipe multidisciplinar da unidade.
Há ainda uma equipe composta por assistente social, enfermeira, psicóloga, farmacêutica, técnicos de enfermagem e auxiliares de farmácia para auxilio no tratamento.
O “Bloco do Pirulito” estará em Sete Lagoas. Em sua 18ª edição, tem como slogan “Camisinha e Saúde, atitude para melhor viver”, ira atuar pela segunda vez consecutiva na cidade. O SESC/MG também é um dos parceiros da Prefeitura na luta contra a AIDS.
da redação com informações da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas