Na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) realizou uma cirurgia, até então inédita nesta cidade, de embolização cerebral.
O procedimento foi realizado no adolescente Dionatan Andrade Santos, de 15 anos, que sofria de um aneurisma cerebral. Há 18 dias, Dionatan desmaiou enquanto tomava banho na casa onde mora com a mãe, Maria Aparecida Silva. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal e logo depois internado pelo SUS no HNSG.
Após exames, foi constatado que Dionatan tinha um aneurisma cerebral. O aneurisma ocorre de maneira repentina, sendo impossível a sua prevenção. No caso de Dionatan não foi diferente.
No HNSG foi confirmado que o jovem deveria passar por uma cirurgia de embolização. Que é um procedimento que soluciona o aneurisma cerebral sem precisar abrir o crânio.
O procedimento nunca havia sido realizado em Sete Lagoas. Até então, as pessoas da região que necessitavam dessa cirurgia, tinham que ser enviadas a Belo Horizonte ou a Montes Claros.
O Dr. Syvio Silvestre, responsável pela cirurgia conta que a operação de Dionatan foi à primeira de muitas que serão realizadas na cidade.
O médico lembra que para realizar a cirurgia foi necessária a ajuda do Sistema Único de Saúde, do laboratório Scitech, e dos médicos Dr. Francisco de Lucca, Especialista em Procedimentos Endovasculares, (que foi quem realizou a cirurgia), e do Dr. Antônio Bahia, médico RT da Angiosete do HNSG.
Segundo informações do HNSG, Dionatan estará em casa ainda no começo desta semana.
Da redação, com informações do HNSG