Estive no posto de saúde do Bairro Várzea e fiquei surpreso com a exigência que andam fazendo ali: A marcação de uma consulta só poderá ser feita com a presença do doente. Aquele que for marcar uma consulta para um parente enfermo perderá tempo. Será informado como se fosse a coisa mais natural do mundo que o doente deve ir pessoalmente, se estiver no leito, que se levante e vá marcar a sua consulta. A marcação é feita com antecipação de 2,3,4 dias. Mesmo assim o doente deve comparecer. Parece brincadeira, mas é a realidade. A medida é no mínimo um desrespeito aos doentes em geral. Gostaria de enviar um e-mail para o secretário municipal de saúde. Podem me informar o e-mail? Agradeço pela atenção que dispensarem ao meu pedido e também pela gentileza de uma resposta.
Resposta da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas:
Por meio de propostas do Plano Diretor para Atenção Primária à Saúde, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas implantou, há aproximadamente 2 meses, o sistema de acolhimento de marcação de consultas nos Centros de Saúde. Esse sistema, tem como objetivo acabar com as filas de madrugada para marcação de consultas.
As marcações eram realizadas apenas uma vez por semana (todas as quintas feiras), surgindo filas enormes nas portas das unidades. Considerando o número limitado de fichas, muitas pessoas que agiam de má fé vendendo lugares na fila.
Com a implantação desse novo sistema de acolhimento, as consultas podem ser marcadas diariamente, a qualquer hora, acabando com as filas. Dessa forma, os usuários procuram as unidades de saúde para agendar a consulta.
Sendo assim, o usuário tem duas alternativas. Caso ele possa aguardar, a consulta será marcada de acordo com a agenda da unidade de saúde, caso o usuário alegue a necessidade de urgência, ele será avaliado com aferição de pressão arterial, glicemia e outros dados para fazer o encaminhamento responsável para a devida unidade de urgência (PA Central, PA Belo Vale e Hospital Municipal), o que justifica a presença do usuário.
O que é o Plano Diretor
O Plano Diretor para Atenção Primária à Saúde (PDAP) é um projeto estruturador do programa do Estado “Saúde em Casa”. Esse sistema de acolhimento faz parte de uma das diretrizes deste Plano que foi incorporado ao município e prioriza o atendimento humanizado do Sistema Único de Saúde (SUS), visando o bem maior do usuário que é a vida. Estamos à disposição para outros esclarecimentos.
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de
Saúde de Sete Lagoas