A disciplina de Língua Portuguesa sem dúvida é uma das mais importantes para o sucesso do candidato na prova do ENEM. Dessa forma, deve-se perceber que ela está presente em todas as outras áreas do conhecimento, desde a Literatura à Física.
O exame, por meio dela, busca avaliar se o candidato consegue perceber a linguagem como elemento integrador da comunicação e se é capaz de estabelecer uma análise a respeito dos usos feitos dela. Além disso, verifica se o concorrente valoriza as ocorrências da língua em seus círculos sociais e as suas codificações e intenções na tentativa de explicação da realidade.
Uma das formas mais utilizadas para essa avaliação é a noção das Funções de Linguagem, presentes em todos os momentos da comunicação humana. Essa teoria, elaborada pelo linguista russo Roman Jakobson, observa que há fatores que determinam a troca de mensagens verbais ou não verbais em nossa sociedade e focos que o remetente observa em sua elaboração. Para o linguista:
A linguagem deve ser estruturada em toda a variedade de funções. […] Para se ter uma ideia geral dessas funções, é mister uma perspectiva sumária dos fatores constitutivos de todo processo linguístico, de todo ato de comunicação verbal. O remetente envia uma mensagem ao destinatário. Para ser eficaz, a mensagem requer um contexto a que se refere […], apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um código total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou, em outras palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um contato, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação. Todos esses fatores inalienavelmente envolvidos na comunicação verbal podem ser esquematizados como segue:
CONTEXTO
REMETENTE
MENSAGEM
DESTINATÁRIO
……………………………………………………………………………………………………………………………….
CONTATO
CÓDIGO
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Tradução de
Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, s/d.
Em suma, as funções de linguagem são:
1) Função referencial: o foco da comunicação é o contexto, ou seja o fato que motivou a mensagem. É vista comumente em notícias, reportagens e artigos científicos;
2) Função emotiva ou expressiva: centra-se no emissor da mensagem. Tem por objetivo revelar sentimentos e emoções de quem produz o ato comunicativo. Podemos vê-la em poesias e diários;
3) Função poética: neste caso, é valorizada primordialmente a mensagem e a forma como será expressa. Há grande preocupação com a estética e com a produção artística. Pode facilmente ser vista em textos poéticos, através de jogos de palavras e figuras sonoras;
4) Função conativa ou apelativa: acontece quando o objetivo é convencer o destinatário da mensagem sobre algo, como comprar um produto, mudar comportamentos ou eleger candidatos políticos. Aparece em comerciais, discursos religiosos e campanhas eleitorais.
5) Função fática: ela está diretamente vinculada ao contato, isto é, ao canal de comunicação. Observamos, assim, que cada meio comunicativo, como aplicativos Whatsapp, Telegram, Facebook, ou mesmo as conversas telefônicas e via e-mail, possui cacoetes característicos, como “alô” e abreviações “bjs”.
6) Função metalinguística: nessa função, o foco recai sobre o próprio código da linguagem e aparece em pinturas, na televisão, na literatura entre outros meios. Podemos pensar que é a linguagem tratando da linguagem, assim como é um dicionário, o qual, com palavras, explicita o significado de outras palavras.
Sabendo o que são as Funções de Linguagem, vamos ver como elas são cobradas no exame:
Questões ENEM 2009:
Canção amiga
Eu preparo uma canção,
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheçam
e que fale como dois olhos.
[…]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
ANDRADE, C. D. Novos poemas.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento).
A linguagem do fragmento foi empregada pelo autor com o objetivo principal objetivo de
A. transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
B. envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
C. realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
D. destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.
E. manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.
A resposta correta é a letra D, uma vez que, pelo título, o eu lírico se propõe a compor uma canção que mostre ao leitor como pode elaborar uma boa canção. Assim a função metalinguística aparece observando a própria elaboração de uma canção amiga.
Questão ENEM 2011
Pequeno concerto que virou canção
Não, não há por que mentir ou esconder
A dor que foi maior do que é capaz meu coração
Não, nem há por que seguir cantando só para explicar
Não vai nunca entender de amor quem nunca soube amar
Ah, eu vou voltar pra mim
Seguir sozinho assim
Até me consumir ou consumir toda essa dor
Até sentir de novo o coração capaz de amor
VANDRÉ, G. Disponível em:<http://www.letras.terra.com.br>. Acesso em: 29 jun. 2011.
Na canção de Geraldo Vandré, tem-se a manifestação da função poética da linguagem, que é percebida na elaboração artística e criativa da mensagem, por meio de combinações sonoras e rítmicas. Pela análise do texto, entretanto, percebe-se, também, a presença marcante da função emotiva ou expressiva, por meio da qual o emissor
A. imprime à canção as marcas de sua atitude pessoal, seus sentimentos.
B. transmite informações objetivas sobre o tema de que trata a canção.
C. busca persuadir o receptor da canção a adotar um certo comportamento.
D. procura explicar a própria linguagem que utiliza para construir a canção.
E. objetiva verificar ou fortalecer a eficiência da mensagem veiculada.
Como alternativa correta temos a letra A, pois percebe-se na canção que constantemente o eu lírico manifesta os próprios sentimentos quando usa, por exemplo, pronomes em primeira pessoa do discurso e afirma como se sente em relação ao amor e às angústias por este provocadas.
Por essas questões, notamos que o ENEM se vale bastante das funções de linguagem para analisar os candidatos, mas procura avaliar se eles conhecem a sua aplicação em textos corriqueiros, não se eles decoram regras e normas. Com a interpretação e essas noções em dia, podemos fazer uma boa prova não só de Linguagens, como das demais áreas contempladas pelo exame.
Então…mãos à obra e olhos atentos para reconhecer as funções!
Por Karen Olimme, professora de Língua Portuguesa no Curso EliteMaster