Menu

Álvaro Vilaça

Estaduais movimentam o país e vários campeões são conhecidos no final de semana | Coluna Tempo Esportivo | Álvaro Vilaça

O futebol brasileiro acompanhou neste final de semana, ao todo, 15 equipes se tornarem campeãs estaduais. Outras 12 competições locais seguem em andamento e sem definição.

O Atlético venceu o Cruzeiro de virada por 3 x 1 e conquistou o pentacampeonato estadual. Fonte: Rádio Itatiaia.O Atlético venceu o Cruzeiro de virada por 3 x 1 e conquistou o pentacampeonato estadual. Fonte: Rádio Itatiaia.

Alguns times de Série A, por exemplo, venceram clássicos contra seus respectivos rivais para festejar o título. Este foi o caso de Atlético, Ceará, Palmeiras, Sport e Vitória. Confira os campeões de 2024 e também a lista dos maiores campeões de cada estado, atualizada:

Acreano: Em andamento
Alagoano: CRB
Amapaense: Em andamento
Amazonense: Em andamento
Baiano: Vitória
Brasiliense: Ceilândia
Capixaba: Em andamento
Carioca: Flamengo
Catarinense: Criciúma
Cearense: Ceará
Gaúcho: Grêmio
Goiano: Atlético-GO
Maranhense: Em andamento
Mato-Grossense: Cuiabá
Mineiro: Atlético
Paraense: Em andamento
Paraibano: Em andamento
Paranaense: Athletico-PR
Paulista: Palmeiras
Pernambucano: Sport
Piauiense: Altos
Potiguar: Em andamento
Rondoniense: Em andamento
Roraimense: Em andamento
Sergipano: Em andamento
Sul-Mato-Grossense: Em andamento
Tocantinense: União

OS MAIORES CAMPEÕES ESTADUAIS:
Acreano: Rio Branco-AC 48
Alagoano: CSA 40
Amapaense: Macapá 17
Amazonense: Nacional 43
Baiano: Bahia 50
Brasiliense: Gama 13
Capixaba: Rio Branco-ES 37
Carioca: Flamengo 38
Catarinense: Avaí e Figueirense 18
Cearense: Ceará e Fortaleza 46
Gaúcho: Internacional 45
Goiano: Goiás 28
Maranhense: Sampaio Corrêa 36
Mato-Grossense: Mixto 24
Mineiro: Atlético 49
Paraense: Paysandu 49
Paraibano: Botafogo-PB 30
Paranaense: Coritiba 39
Paulista: Corinthians 30
Pernambucano: Sport 44
Piauiense: River-PI 32
Potiguar: ABC 54
Rondoniense: Ji-Paraná 9
Roraimense: Baré 29
Sergipano: Sergipe 36
Sul-Mato-Grossense: Operário-MS 12
Tocantinense: Palmas 8

Tempo Esportivo

1º Tempo
Foi emocionante, sofrido e até surpreendente, dadas as condições de momento! O Atlético precisava da vitória para garantir o título de campeão mineiro de 2024 no Mineirão. Não só conseguiu, como ainda foi de virada, por 3 a 1, com personagens pouco prováveis sendo protagonistas. O Galo que, por vezes, ao longo do Estadual deixou o favoritismo ser questionado com tropeços, deu a volta por cima com novo técnico e conquistou o pentacampeonato. Resiliência de um time e diretoria que se reinventaram e, agora, comemoram.

No terceiro jogo de Milito no comando do Galo, a terceira escalação diferente. O treinador argentino surpreendeu. Voltou a ter dois zagueiros (Jemerson e Bruno Fuchs) e mudança total no meio de campo: Otávio, Battaglia e Alan Franco. Na frente, a dupla de sempre: Paulinho e Hulk. O jogo já estava no segundo tempo, o Cruzeiro vencia e caminhava para o título.

Foi quando Milito ousou. Era tudo ou nada! Colocou o time para frente, precisava da vitória, e arriscou. Ao fim do jogo, Victor, diretor de futebol, brincou e chamou as mexidas de Milito de "loucura". Igor Gomes, Vargas e Scarpa foram os primeiros a entrar. Sairam Fuchs, Battaglia e Otávio. O Galo passou a jogar somente com um zagueiro, e amarelado: Jemerson. Minutos depois, pênalti e virada. Gol de Hulk.

Com o placar a seu favor, Milito voltou a mexer na formação do time. Hulk e Saravia saíram no fim do jogo para entrada de Maurício Lemos e Igor Rabello. Era hora de voltar a defender. O Cruzeiro chegou a empatar com o Dinenno, mas estava impedido. Gustavo Scarpa, já nos acréscimos, fez o terceiro gol da emblemática vitória atleticana.

Com a chegada de Milito ainda muito recente, o Atlético conquista o pentacampeonato com sabor de resiliência de um time e diretoria que souberam a hora de mexer no comando, mudar a postura e se reencontrarem em sintonia. Deu certo, mas agora os desafios serão ainda maiores com as disputas de Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

2º Tempo
Apesar da superioridade técnica do rival, o Cruzeiro estava com o Campeonato Mineiro na mão e viu a tão esperada taça escapar por entre os dedos. O golpe foi duro, em função do enredo na derrota por 3 a 1 para o Atlético. O tempo de recuperação é curto, e a pressão externa aumentou ao ponto de causar a surpreendente demissão do técnico Larcamón.

O Cruzeiro entrou com vantagem na decisão em função do que fez na primeira fase. Diminuiu o favoritismo do rival, de elenco mais robusto, mas cometeu erros que dificilmente passaria impune em um clássico de decisão. Vacilou na ida, mas conseguiu se recuperar e conquistar e empate. Na volta, não teve jeito e tomou uma impiedosa virada na etapa complementar da partida. A forma como a derrota foi construída deixa cicatrizes no torcedor, que saiu do estádio protestando contra Nico Larcamón. O treinador, que chegou desconhecido e precisando conquistar a confiança, viu a pressão das arquibancadas ficar insustentável em função do segundo insucesso no ano (já havia sido eliminado da Copa do Brasil pelo Sousa da Paraíba, logo na primeira fase da competição).

Mas não foram só os resultados que fizeram o trabalho do treinador não dar certo. Questionamentos internos, de atletas e de membros do staff da SAF, também começaram a minar o trabalho do treinador. No domingo, ele também recebeu xingamentos de “burro” por parte da torcida.

A diretoria do Cruzeiro avaliou a situação e viu que a melhor decisão seria a troca de comando. É a quarta troca de treinador em menos de um ano. Ao todo, Larcamón comandou o Cruzeiro em 14 jogos. Foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Aproveitamento de 59,5%.

3º Tempo
Depois de mais de um mês de espera, a CBF divulgou na noite desta quarta-feira (3) a tabela detalhada, com datas e horários, dos jogos da 1ª até a 9ª rodada do Brasileirão. O torneio se iniciará na noite do próximo dia 13 de abril, com rodada dupla às 18h30 (de Brasília), com os jogos Internacional x Bahia e Criciúma x Juventude.

Atual campeão, o Palmeiras estreará no dia seguinte, às 18h30 (de Brasília), contra o Vitória, atual campeão da Série B. Apesar da reclamação dos clubes, o campeonato não será paralisado durante a realização da Copa América, que acontece nos Estados Unidos do dia 20 de junho a 14 de julho. Com isso, os jogadores convocados ficam à disposição dos clubes até a 9ª rodada e só retornam na abertura do returno.Veja como ficou a primeira rodada:

Sábado:
18h30 - Internacional x Bahia
18h30 - Criciúma x Juventude
21h - Fluminense x Red Bull Bragantino
21h - São Paulo x Fortaleza

Domingo:
16h - Atlético-GO x Flamengo
16h - Vasco x Grêmio
16h - Corinthians x Atlético
16h - Athletico-PR x Cuiabá
17h - Cruzeiro x Botafogo
18h30 - Vitória x Palmeiras

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos