Ninguém sabe
A Copa das Confederações vai começar no próximo dia 15 de junho e o Brasil fará a abertura do torneio contra o Japão, em Brasília. A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992 sendo chamada de Copa Rei Fahd. A edição seguinte, também disputada na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA.
Em 2001 o torneio foi sediado pela Coréia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo de 2002, e este precedente foi repetido em Junho de 2005, quando o país-sede da Copa do Mundo de 2006, a Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005. O mesmo ocorreu no ano de 2009, em que a sede da Copa das Confederações foi a África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo de 2010. Agora, será a vez do Brasil, que é o maior ganhador da competição, com três taças, seguido pela França que já venceu duas vezes.
Sobre o time que está sendo montado por Luiz Felipe Scolari, pouco podemos falar, pois a julgar pelos primeiros testes, a impressão foi ruim e o futebol apresentado ficou longe de empolgar a torcida e convencer os críticos.
Ninguém sabe ao certo se o fator mando de campo poderá favorecer a Seleção Brasileira e encobrir um pouco as diversas deficiências técnicas e táticas do time. Num torneio em que estarão presentes grandes escolas do futebol mundial como Espanha, Itália e Uruguai, com estágios de preparação bem mais avançados do que o nosso, falar em favoritismo pode não ser uma boa idéia.
Peixe grande
Diariamente faço a cobertura esportiva do Atlético, em Vespasiano para a Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Rádio Eldorado de Sete Lagoas e algumas outras emissoras do interior do estado, de cidades como Coronel Fabriciano, Divinópolis e Carmo do Cajuru.
O trabalho é árduo e cansativo, pois requer muita dedicação, seriedade e disposição para percorrer 110 km (ida e volta) todos os dias, entre Sete Lagoas e Vespasiano.
Contudo, em alguns momentos, pela afinidade que vai sendo criada dentro do clube, dia após dia, temos acesso a determinadas informações que realmente fazem valer a pena todo o sacrifício.
Um dia o Cuca e outros integrantes da comissão técnica me convidaram para andar de Kart, num autódromo que fica bem próximo da Cidade do Galo. O dia que a minha pressão arterial subiu acima da média, fui atendido com toda a presteza pelo Departamento Medido do Atlético. De vez em quando o Richarlyson fala sobre a vida dele e da família. O Ronaldinho adora animais e já me falou que tem diversas espécies em casa. O Marcos Rocha e o Leandro Donizete são bastante caseiros e gostam de ficar longe dos holofotes. Basta ter uma folguinha para que o Rocha venha para Sete Lagoas desfrutar do convívio da família e dos amigos.
O Alexandre Kalil é meio “turrão”, mas fora dos microfones é super boa praça e fala coisas surpreendentes dos bastidores do futebol. Toda vez que converso com ele, tenho a sensação que aprendi um pouco mais sobre o mundo da bola. O Eduardo Maluf também faz resenhas ótimas e de vez em quando deixa escapar alguma coisa sobre as negociações no futebol profissional. O trabalho dele parece simples, mas envolve muitas coisas. É um dos homens mais bem relacionados do meio, aqui no Brasil.
O Bosquinho é o moço que cuida do CT, também libera o cafezinho e o lanche todos os dias pra gente, na sala de imprensa. Coisa de primeiro mundo! Ele trabalha no clube há mais de 20 anos, é muito humilde e tão gente boa quanto os seguranças, Lúcio, Wanderson e Jorginho.
Em meio a tantas conversas, idas e vindas, às vezes ouvimos informações que são importantes para o clube e para a torcida. As fontes não podem ser divulgadas, mas sempre paira alguma coisa no ar. Semana passada, por exemplo, ouvi gente de credibilidade dizer que o Atlético vai contratar um grande jogador para qualificar ainda mais o elenco de 2013, que esse jogador vem através de uma parceria e que possivelmente está atuando no futebol europeu. É jogador para ser buscado no aeroporto e carregado nos braços da massa! Parece que vai acontecer algo durante a Copa das Confederações, quando os campeonatos estarão parados, ou em julho, quando for reaberta a janela internacional de transferências.
Vamos continuar de olho, tentando apurar tudo, de forma respeitosa e profissional, porque o torcedor adora esse tipo de informação.
Início arrasador
O Cruzeiro iniciou a participação no Campeonato Brasileiro de 2013, de forma arrasadora e aniquilou o Goiás na Arena Independência com impiedosos 5 x 0.
No meio de semana, num horário totalmente atípico para o futebol, foi realizada a segunda partida do time na competição, diante do Atlético-PR (quarta-feira, às 15 horas em Curitiba).
No final de semana, o time voltará a atuar fora de casa, diante do Botafogo, em Volta Redonda. Pelo que tenho visto do grupo montado pela diretoria para esta temporada, o Cruzeiro pinta como um dos mais sérios candidatos ao título nacional.
A perda do Campeonato Mineiro para o Atlético não abalou o elenco Celeste, pelo contrário, ao que tudo indica o revés no Estadual, fez a produtividade da equipe subir ainda mais e o futebol apresentado tem sido bastante convincente.
Ao lado do Cruzeiro, coloco Internacional, Grêmio, São Paulo e Corinthians na lista de favoritos. Em primeira análise, ainda prematuramente, tenho a sensação de que Santos, Flamengo e Vasco não terão fôlego para a disputa do título. Sobre Atlético e Fluminense, tudo vai depender de como eles farão a transição da Copa Libertadores da América para o Campeonato Brasileiro e que ambas tenham em mente a fórmula de disputa do certame, onde os pontos perdidos nas primeiras rodadas têm o mesmo peso dos que eventualmente forem perdidos nas últimas.
O Brasileirão 2013 tem tudo para ser um dos mais equilibrados de todos os tempos, mas que algumas equipes, dentre elas o Cruzeiro, estão um passo à frente dos demais, pelo menos nessa caminhada inicial, quanto isso, não há o que discutir.
Que susto
O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula I foi péssimo para o Brasil. Felipe Massa, o único representante do país na principal categoria do automobilismo bateu sua Ferrari tanto no treino de sábado, quanto na corrida do último domingo.
Com dores após a forte batida Felipe Massa chegou a ser encaminhado para um hospital da região para realizar exames. Apesar do forte impacto, o piloto da Ferrari não sofreu nada grave e foi liberado para voltar para casa, coincidentemente no principado de Monte Carlo, local da corrida de domingo.
A Ferrari já confirmou a presença de Felipe no GP do Canadá, no dia 9 de junho, 7ª etapa do Mundial 2013 de Fórmula I.
Na tabela de classificação do campeonato, Massa caiu para o 7º lugar, com 45 pontos, à frente dele estão: Sebastian Vettel com 107; Kimi Haikkonen com 86, Fernando Alonso com 78, Lewis Hamilton com 62; Mark Webber com 57 e Nico Rosberg com 47.
Sustos à parte, a hora da reação já chegou e se quiser continuar presente no pelotão de ponta da Fórmula I terá de mostrar muito mais performance do que demonstrou até agora, sobretudo no comparativo com os resultados do companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de Tv, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.